A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL
Palavras-chave:
formação de professores, educação ambiental, formação inicialResumo
O presente trabalho teve como objetivo realizar um mapeamento da produção acadêmica, no período entre 2012 e 2025, tendo como ponto de partida a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Trata da inserção da Educação Ambiental (EA) na formação inicial de professores no Brasil, utilizando-se da análise de teses e dissertações encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes). Utilizando as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental como norteadores, o levantamento identificou dez trabalhos que destacam a abordagem da EA nos Projetos Políticos Pedagógicos de Curso e na estrutura curricular das licenciaturas. Os resultados encontrados mediante a análise das teses e dissertações apontam que, embora a EA esteja presente nos documentos oficiais e seja reconhecida como essencial para a formação docente, sua aplicação prática nos cursos ainda se encontra em uma perspectiva conservadora, indo em um sentido contrário aos documentos norteadores da EA. Conclui-se que, mais do que garantir a presença da EA nas licenciaturas, é essencial que essa inserção aconteça de forma crítica, superando as abordagens reducionistas e promovendo a formação de professores conscientes de seu papel na construção de uma sociedade ambientalmente sustentável.
Referências
AGUIAR, M.A.S. Formação inicial In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 de junho de 2012 – Seção 1 – p. 70.
CARVALHO, I. C. de M.. Educação Ambiental Crítica: Nomes e Endereçamentos da Educação. In: Sato, M.; Carvalho, I. (org.). Educação Ambiental: Pesquisa e Desafios. São Paulo: Artmed, 2008. p. 17-44.
CONTI, R. P. de. A Educação Ambiental nos cursos de Formação Inicial de Professores: investigações à luz de um novo instrumento de análise. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014.
GUERRA, P. B. Educação ambiental nas licenciaturas do IFSP: ambientalização curricular, formação e compromisso socioambiental. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Biologia) — São Paulo: Universidade de São Paulo, 2024.
MAGELA, W. F. Educação ambiental nas licenciaturas em Química dos Institutos Federais no Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) – Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2020.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 154–164, 2014.
PEREIRA, A. M. A Educação Ambiental na Formação de Professores do Curso de Pedagogia - UFPA - PARFOR - Altamira-PA. 2016. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2016.
PEREIRA, D. O desenvolvimento de uma Educação Ambiental nacional emancipatória na Formação de Professores. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Camboriú: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense, 2023.
REIS, V. R. dos. Educação Ambiental na formação docente: análise das propostas curriculares dos cursos de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2017.
SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: Layrargues, P.(coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 13-24.
SOUZA JUNIOR, J. B. de. A educação ambiental na formação inicial de professores: uma exposição sobre as reformulações curriculares dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2023.