BRINCANDO E SE ENCANTANDO COM RITMOS BRASILEIROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Rosangela Pereira da Silva PREFEITURA DE NAVIRAÍ MS

Palavras-chave:

Educação Infantil; Ritmos Brasileiros; Brincadeira.

Resumo

O projeto Brincando e se Encantando com Ritmos Brasileiros na Educação Infantil nasceu da observação do interesse das crianças pela música e dança. Desenvolvido com turmas de Maternal II (crianças de 3 a 4 anos), o projeto teve como objetivo principal proporcionar experiências significativas por meio da musicalidade e expressão corporal, explorando ritmos tradicionais de diferentes regiões do Brasil. A partir de rodas de conversa, vídeos, cantigas, brincadeiras e apresentações culturais, buscou-se desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva, a oralidade e o reconhecimento do próprio corpo. Ao mesmo tempo, promoveu-se a valorização da cultura brasileira e o fortalecimento do vínculo entre escola e família. O projeto teve seu ponto alto com apresentações culturais e a participação de um grupo de capoeira. A proposta reforça a importância do brincar como ferramenta de aprendizagem e o papel fundamental da música e da dança no desenvolvimento integral da criança.

Biografia do Autor

Rosangela Pereira da Silva, PREFEITURA DE NAVIRAÍ MS

Professora de Educação Infantil no munícipio de Naviraí, Mato Grosso do Sul. Graduada em Normal Superior com Habilitação em magistério na Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental.
Licenciada em Artes. Licenciada em História. Pós-Graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais com ênfase em Psicomotricidade. Pós-Graduada em Educação Especial E Inclusiva com ênfase em dificuldade de aprendizagem. Pós-Graduada em Arte e Ludicidade na Educação Infantil e Ensino f Fundamental. 

Referências

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Educação Infantil: saberes e fazeres da docência. Porto Alegre: Artmed, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/

FERREIRA, Beatriz Accioly. Musicalização na educação infantil: o som, o gesto e o afeto. São Paulo: Cortez, 2009.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2007.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2012.

PENNA, Maura. Educação musical e cultura popular. Salvador: EDUFBA, 1990.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FONSECA, Rosa Maria Hessel Silveira. Expressão corporal e musical: caminhos para o desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Mediação, 2015.

BRITO, Regina Machado. A música na educação infantil. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2003.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Pereira da Silva, R. (2025). BRINCANDO E SE ENCANTANDO COM RITMOS BRASILEIROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10572