ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
SERVIÇO SOCIAL, POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORESResumo
O presente estudo tem como propósito desenvolver reflexões acerca da atuação de assistentes sociais no âmbito da política pública de educação básica, com ênfase nas possibilidades e contribuições destes profissionais para a formação docente, especialmente no que se refere às expressões da questão social manifestadas no contexto escolar. Para tanto, realiza-se uma análise situacional da inserção do assistente social na educação básica, ancorada no projeto ético-político do Serviço Social e fundamentada na perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Ao fim compreende-se que a atuação do assistente social demonstra potencial para o fortalecimento do trabalho, mediando ações e estratégias para os diferentes enfrentamentos vivenciados pelos profissionais da educação, articulando possibilidades de acessos, aproximações, fortalecimentos, construções e reconstruções conceituais, objetivando, a partir de uma prática comprometida com os direitos sociais a transformação social posta.
Referências
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Referência consultada para organização
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