FUNÇÕES DA LINGUAGEM E AUTOCONHECIMENTO

Autores

  • Angelica Gioli Lemes
  • Micaella Cristina Amaral Ferreira
  • Rodrigo Batista de Souza
  • Telma de Souza Garcia Grande
  • Ricardo Ramire Gonçalves

Resumo

Conhecer as funções da linguagem é algo de grande importância na formação escolar e linguística do aluno, assim como a autoconsciência é fundamental para uma boa construção pessoal e consequentemente social. Com o intuito de desenvolver essa habilidade desenvolvemos esse trabalho com alunos do Ensino Médio, estudantes de escola pública do período matutino. Utilizamos exposição de quatro temas: Cuidados, Autoestima, Tecnologias e Sucesso, sugeridos pela obra Encontro com Familiares: Um diálogo sobre os adolescentes -volume 4, dos autores Marcos Meier e Oralda Adur de Souza. Após a exposição os alunos apresentaram trabalhos sobre os temas propostos utilizando as seis funções da linguagem. As funções da linguagem dizem respeito às intenções do autor ao produzir cada mensagem e, portanto, percebê-las é fundamental para interpretar textos, e é uma das aptidões que revelam as aptidões do leitor, que possui senso crítico. Há construções objetivas e neutras, que são exemplos da função referencial. Ao mesmo tempo, procura-se influenciar o comportamento do leitor, o que é característico da função apelativa ou conativa. Também podemos observar exemplos das funções emotiva, poética e fática. Vale notar que os textos não apresentam uma única função da linguagem. Há sempre uma função que predomina, mas ela não é exclusiva, nós utilizamos do método expositivo apresentando quatro palestras com vídeos para ilustrar melhor os temas aplicados e as diferentes funções da linguagem.. Dialogamos com os alunos dando-lhes oportunidade de questionar e interagir, obtendo, com isso, uma maior compreensão da parte deles. Terminadas as palestras os alunos foram divididos em grupos que receberam temas e foi pedido para que os mesmos utilizassem as funções da linguagem na elaboração de trabalhos que foram apresentados posteriormente. Foram feitos vídeos, entrevistas, poesias, dinâmicas e uma apresentação teatral. Esse diálogo oportunizou uma conversa com os adolescentes sobre temas recorrentes e difíceis de serem tratados, os jovens estão expostos a problemas de autoestima, muitas vezes ligados a tecnologia e mídias sociais, o mais importante é que os estudantes se conscientizaram da necessidade de cuidarem de si e de que para serem bem-sucedidos é necessário o conhecimento, leitura, autoconhecimento e teorias coerentes com a prática.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Lemes, A. G., Ferreira, M. C. A., Souza, R. B. de, Grande, T. de S. G., & Gonçalves, R. R. (2020). FUNÇÕES DA LINGUAGEM E AUTOCONHECIMENTO. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6671

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)