Leitura e Escrita.
Resumo
Este projeto está sendo aplicado na Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo, na sala do 4º ano do Ensino Fundamental, com alunos na faixa etária de 9 a 10 anos de idade do turno vespertino. O objetivo do trabalho é propiciar aos alunos o contato com uma diversidade de textos de forma motivadora, por meio da utilização de materiais didáticos diferenciados, partindo de conhecimentos já existentes e de outros inovadores, a fim de que o estudante extrapole as paredes da sala de aula e estenda seu conhecimento além do planejado pelo currículo escolar proposto. Neste projeto, leitura e produção de textos caminham lado a lado, ou seja, a leitura sempre vai resultar numa produção escrita, levando o aluno a inter-relacionar sempre esses conteúdos. A intenção é oferecer um trabalho auxiliar ao professor da sala de aula com materiais e metodologias diferenciadas, em horário diferenciado, para que, ao interagir com a aula, o aluno tenha conquistado conhecimentos novos que vão orientá-lo no seu aprendizado cotidiano, bem como dirimir dúvidas. Para isso, optou-se por uma metodologia diversificada, variando desde a contação de histórias, teatro de fantoches, até a exibição de vídeos das histórias selecionadas, com o intuito de mostrar a relação intersemiótica entre as linguagens. Após a leitura de cada texto, foi realizado um trabalho de interpretação oral seguido de atividades e produção de textos, correções coletivas, incentivando, também, as habilidades das crianças no desenho, na apresentação oral e teatral. O objetivo está sendo alcançado paulatinamente; percebe-se pelas observações e avaliações realizadas em sala, uma vez que as crianças estão se interessando pela leitura e escrevendo com menos dificuldades.Downloads
Publicado
2011-05-23
Como Citar
Beltramin, M. A. C. (2011). Leitura e Escrita. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/99
Edição
Seção
EDUCAÇÃO