Leitura e Escrita.

Autores

  • Maria Aparecida Carmona Beltramin

Resumo

Este projeto está sendo aplicado na Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo, na sala do 4º ano do Ensino Fundamental, com alunos na faixa etária de 9 a 10 anos de idade do turno vespertino. O objetivo do trabalho é propiciar aos alunos o contato com uma diversidade de textos de forma motivadora, por meio da utilização de materiais didáticos diferenciados, partindo de conhecimentos já existentes e de outros inovadores, a fim de que o estudante extrapole as paredes da sala de aula e estenda seu conhecimento além do planejado pelo currículo escolar proposto. Neste projeto, leitura e produção de textos caminham lado a lado, ou seja, a leitura sempre vai resultar numa produção escrita, levando o aluno a inter-relacionar sempre esses conteúdos. A intenção é oferecer um trabalho auxiliar ao professor da sala de aula com materiais e metodologias diferenciadas, em horário diferenciado, para que, ao interagir com a aula, o aluno tenha conquistado conhecimentos novos que vão orientá-lo no seu aprendizado cotidiano, bem como dirimir dúvidas. Para isso, optou-se por uma metodologia diversificada, variando desde a contação de histórias, teatro de fantoches, até a exibição de vídeos das histórias selecionadas, com o intuito de mostrar a relação intersemiótica entre as linguagens. Após a leitura de cada texto, foi realizado um trabalho de interpretação oral seguido de atividades e produção de textos, correções coletivas, incentivando, também, as habilidades das crianças no desenho, na apresentação oral e teatral. O objetivo está sendo alcançado paulatinamente; percebe-se pelas observações e avaliações realizadas em sala, uma vez que as crianças estão se interessando pela leitura e escrevendo com menos dificuldades.

Downloads

Publicado

2011-05-23

Como Citar

Beltramin, M. A. C. (2011). Leitura e Escrita. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/99

Edição

Seção

EDUCAÇÃO