Instrumentalização e acompanhamento da equipe participante do projeto de extensão brincando de saúde

Autores

  • Ivone de Souza
  • Margareth Soares Dalla Giacomassa

Resumo

Introdução: A enfermagem que trabalha o processo de brincar em cuidados transcultural indígena valoriza o ser na integralidade, contextualização, considerando as peculiaridades, especificidades em ações de educação em saúde. Objetivo geral: Instrumentalizar e acompanhar os participantes do projeto brincando de saúde para que possam usufruir do espaço brinquedoteca juntamente com as crianças, familiares no exercício de sua profissão. Esclarecer a prática do brincar e seu significado para a criança indígena. Compreender o uso do brinquedo terapêutico na cultura indígena; Disponibilizar palestras sobre o desenvolvimento biopsicosocial da criança. Favorecer o processo de educação em saúde. Oferecer as crianças brinquedos, jogos, desenhos promovendo assim momentos de alegria e descontração. Realizar atividades de educação em saúde com as crianças. Atividades desenvolvidas: As atividades desenvolvidas no projeto estão no preparo de material especifico para trabalhar educação em saúde com as crianças, estudos teóricos sobre como é o pensamento da criança indígena e seus significados de saúde e doença no contexto das aldeias de Dourados – Jaguapiru e Bororó, e estas são realizadas no NAM – Núcleo de Atividades Múltiplas na aldeia Bororó. Metodologia: Participam atualmente deste projeto 16 acadêmicos (as) do curso de enfermagem que desenvolvem atividades recreativas e educativas com as crianças indígenas no NAM. Público alvo: Crianças indígenas da aldeia bororó que estão acompanhando suas mães nas atividades de apoio educacional desenvolvidas no NAM da aldeia Bororó. Principais resultados alcançados: Aceitação das ações pela clientela envolvida, interações sociais significativas, mobilização dos acadêmicos pela importância do projeto. Compreensão do cuidar transcultural indígena considerando a inter-relação paralela entre as referências bibliográficas e a realidade na aldeia Bororó frente à localização geográfica e sua temporalidade. Conclusão: Os objetivos estão sendo alcançados, e direcionados para o desenvolvimento de habilidades e competências, na compreensão do significado do brincar para a criança indígena valorizando sua cultura, seus brinquedos próprios, afim de que este seja vivenciado futuramente pelos participantes do projeto no exercício de sua profissão, lembrando que brincar é uma forma de viver, de esquecer as circunstâncias, de ultrapassar os sentimentos mais dolorosos e vencer a solidão e a saudade.

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Publicado

2011-05-24

Como Citar

de Souza, I., & Dalla Giacomassa, M. S. (2011). Instrumentalização e acompanhamento da equipe participante do projeto de extensão brincando de saúde. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/96

Edição

Seção

SAÚDE