Instrumentação para ensino das Ciências da Natureza (Física).

Autores

  • Juliana Paulina Sartori

Resumo

O projeto tem viabilizado o desenvolvimento de aulas práticas na escola pública, para alunos do nível fundamental médio. Ele está possibilitando o desenvolvimento dos alunos em atividades pedagógicas motivadoras pra a aprendizagem das disciplinas de Física. Os professores estão aprendendo a desenvolver atividades em laboratório, de maneira que os alunos participem com maior interesse dos conteúdos em sala de aula, além de desenvolverem habilidades para trabalhos colaborativos e cooperativos. As atividades estão sendo realizadas graças ao fornecimento de reagentes que já não têm utilidade no laboratório da unidade de Cassilândia, ao kit de Física distribuído à rede de ensino pelo governo na década de 90 e à disponibilidade de equipamento do laboratório da Unidade. Com mais alguns materiais alternativos, como materiais de laboratório em polipropileno, está sendo possível montar um ótimo laboratório na Escola Estadual Hermelinda Barbosa Leal, e os alunos estão aprendendo de forma efetiva e motivadora. Objetivos para avaliação: Melhoria efetiva no ensino das disciplinas de Física do ensino médio; Introdução do aluno de nível médio em atividades de pesquisa, motivando-lhe a curiosidade através das práticas laboratoriais. Concluímos que a educação escolar, como principal executora dos desafios para a juventude, desafios que ajudam os jovens a dar significado a suas vidas, a construir projetos de um futuro digno, necessita urgentemente de novas formas de ensino. Formas de ensino que motivem o aluno a ir para a escola, não só para cumprir um compromisso social, mas para tornar-se participante ativo do desenvolvimento social e cultural de sua comunidade, na qual se sinta importante e útil, gastando sua energia vital em algo que esteja construindo e vendo os resultados dessa construção.

Downloads

Publicado

2011-05-23

Como Citar

Sartori, J. P. (2011). Instrumentação para ensino das Ciências da Natureza (Física). ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/94

Edição

Seção

EDUCAÇÃO