BIOCOMBUSTÍVEIS: UM OLHAR DO PONTO DE VISTA DA QUÍMICA ORGÂNICA

Autores

  • Vanessa Ellen Xavier Martins
  • Alex Haroldo Jeller

Resumo

Atualmente o uso de combustíveis alternativos  tem se  intensificado devido à proeminente
escassez do petróleo no mundo. Frequentemente divulgado pelos meios de comunicação, tem
gerando de certa forma discussões em várias esferas, sendo muito mencionado nas escolas.
Dessa forma, o presente projeto visou apresentar a temática dos bicombustíveis aos discentes
do ensino médio no município de Dourados,  e concomitantemente divulgar  os  princípios
químicos envolvidos na temática. A difusão da Química Orgânica e seus conceitos são usados
como alternativas para facilitar que os alunos compreendam os processos de obtenção, suas
vantagens  e desvantagens e discutir  as  implicações   futuras dessa  tecnologia,  apresentando
também o seu lado sustentável  ao meio ambiente.  O trabalho realizado na Escola Estadual
Alício de Araújo no plano de Ação Social e na Escola Municipal Álvaro Brandão abordou-se
temas relacionados à química despertando a motivação sobre as ciências com  intenção de
aumentar  futuros acadêmicos no curso.  Na Escola Municipal  Etalívio Penzo apresentou-se
trabalhos   expositivos   sobre   os   biocombustíveis   e   suas   matérias-primas,   mostrando
experimentos de como fazer  biodiesel  utilizando o óleo residual  caseiro,  e assim  trazendo
outras curiosidades do cotidiano dos alunos. Deste modo, desenvolveu-se atitudes e destrezas
nos   alunos,   dando  suporte   ao   conhecimento   teórico   prévio.  A  divulgação  dos   cursos  de
Química da UEMS é de grande importância,   integrando assuntos ligados ao meio ambiente,
tecnologia, indústria e educação, através da utilização de biodiesel, debatendo e esclarecendo
essas questões.

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Publicado

2015-04-22

Como Citar

Martins, V. E. X., & Jeller, A. H. (2015). BIOCOMBUSTÍVEIS: UM OLHAR DO PONTO DE VISTA DA QUÍMICA ORGÂNICA. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/905

Edição

Seção

EDUCAÇÃO