A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O REFORÇO ESCOLAR

Autores

  • Rafaela Cavalcante Guidio Alves
  • Maria Aparecida Silva Cruz

Resumo

A matemática é considerada difícil,  desinteressante e monótona por grande parte das
pessoas e o problema está justamente no começo do aprendizado da mesma. No período
escolar a criança começa a ingressa na sociedade, na vivência em diferentes grupos, e
isso pode acabar dispersando-a de suas atividades escolares.  Uma pessoa que carrega
deficiências  geradas  nos   anos   iniciais,  dificilmente   consegue   saná-las  nos  próximos
anos, resultando, muitas vezes, na repetição do ano escolar. De acordo com a literatura,
o lúdico pode ser uma opção para despertar novamente seu interesse. Nesse sentido, o
objetivo deste  trabalho foi  verificar a  influência do  lúdico no aprendizado escolar.  O
projeto  foi   realizado na Escola Estadual  Pastor  Daniel  Berg e durou cerca de doze
meses,  contou com a participação de 23 estudantes matriculados nos 6° a 9° ano.  A
princípio   foi   feito   um  diagnóstico   a   fim  de   conhecer   as   dificuldades   dos   alunos,
evidenciando que a grande maioria apresentava dificuldade em conteúdos básicos da
matemática.  Assim,   foram   desenvolvidos   jogos,   exercícios   de   raciocínio   lógico,
competições  entre  turmas  na  sala de aula e gincanas.  Todas  essas  atividades   foram
planejadas com a coordenação da escola. Concluímos, em conjunto com a escola, que o
projeto  teve  influência significativa no desempenho dos alunos  em  sala de aula.  As
crianças mostraram mais interesse em relação à matéria, bem como, tornaram-se mais
participativas nas atividades de sala de aula.

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Publicado

2015-04-22

Como Citar

Alves, R. C. G., & Cruz, M. A. S. (2015). A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O REFORÇO ESCOLAR. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/903

Edição

Seção

EDUCAÇÃO