A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O REFORÇO ESCOLAR
Resumo
A matemática é considerada difícil, desinteressante e monótona por grande parte daspessoas e o problema está justamente no começo do aprendizado da mesma. No período
escolar a criança começa a ingressa na sociedade, na vivência em diferentes grupos, e
isso pode acabar dispersando-a de suas atividades escolares. Uma pessoa que carrega
deficiências geradas nos anos iniciais, dificilmente consegue saná-las nos próximos
anos, resultando, muitas vezes, na repetição do ano escolar. De acordo com a literatura,
o lúdico pode ser uma opção para despertar novamente seu interesse. Nesse sentido, o
objetivo deste trabalho foi verificar a influência do lúdico no aprendizado escolar. O
projeto foi realizado na Escola Estadual Pastor Daniel Berg e durou cerca de doze
meses, contou com a participação de 23 estudantes matriculados nos 6° a 9° ano. A
princípio foi feito um diagnóstico a fim de conhecer as dificuldades dos alunos,
evidenciando que a grande maioria apresentava dificuldade em conteúdos básicos da
matemática. Assim, foram desenvolvidos jogos, exercícios de raciocínio lógico,
competições entre turmas na sala de aula e gincanas. Todas essas atividades foram
planejadas com a coordenação da escola. Concluímos, em conjunto com a escola, que o
projeto teve influência significativa no desempenho dos alunos em sala de aula. As
crianças mostraram mais interesse em relação à matéria, bem como, tornaram-se mais
participativas nas atividades de sala de aula.
Downloads
Publicado
2015-04-22
Como Citar
Alves, R. C. G., & Cruz, M. A. S. (2015). A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O REFORÇO ESCOLAR. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/903
Edição
Seção
EDUCAÇÃO