A PROMOÇÃO DA LEI 11645/08 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES PARA A QUESTÃO INDÍGENA

Autores

  • Paulo Henrique Farias Alves
  • Beatriz dos Santos Landa

Resumo

Os dados do Censo 2010 apontam que o estado de Mato Grosso do Sul apresenta população
de   quase   75  mil   indígenas,   pertencentes   aos   grupos   étnicos  Guarani,  Kaiowá,  Terena,
Kadiweu, Kinikinau, Guató, Ofaié e Camba. O Programa Rede de Saberes, foi implementado
no ano de 2005,  com  financiamento da Fundação Ford,  e executado em parceria entre a
Universidade   Estadual   de  Mato  Grosso   do   Sul/UEMS   e   a  Universidade  Católica  Dom
Bosco/UCDB.   A partir de 2008, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e a
Universidade   Federal   da  Grande  Dourados/UFGD  compõe   a   proposta.  O  objetivo   que
sustenta todas as atividades e ações desenvolvidas é o apoio à permanência dos estudantes
indígenas no ensino superior. O desconhecimento sobre as questões vivenciadas atualmente
pelos povos indígenas, repercute diretamente na presença dos estudantes nas universidades,
pois   as  práticas  de   invisibilização  física,  desvalorização dos   conhecimentos,  preconceitos
velados ou explícitos pela comunidade acadêmica resulta em absenteísmo,  desmotivação e
evasão das   instituições  universitárias.  A  experiência   apresentada   é   a   capacitação  sobre   a
temática   indígena  ofertada  nos  municípios  de Aquidauana,  Dourados,   Japorã,  Maracaju e
Sidrolândia, aprovado pelo MEC/PROEXT/2010 por meio do projeto “A questão indígena em
Mato Grosso do Sul: a informação como instrumento de visibilização dos povos indígenas”,
que contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, no qual
participaram da formação continuada professoras/es indígenas e não-indígenas, em temas que
abordaram história,  direito,   sustentabilidade,   antropologia   e   educação  escolar   indígena.  A
avaliação do público atendido tem sido de se sensibilizar para uma temática pouco estudada, e
para a qual as universidades não capacitam, mesmo com a obrigatoriedade do cumprimento
da Lei 11645/08.

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Publicado

2015-04-22

Como Citar

Alves, P. H. F., & Landa, B. dos S. (2015). A PROMOÇÃO DA LEI 11645/08 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES PARA A QUESTÃO INDÍGENA. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/902

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

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