A PROMOÇÃO DA LEI 11645/08 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES PARA A QUESTÃO INDÍGENA
Resumo
Os dados do Censo 2010 apontam que o estado de Mato Grosso do Sul apresenta populaçãode quase 75 mil indígenas, pertencentes aos grupos étnicos Guarani, Kaiowá, Terena,
Kadiweu, Kinikinau, Guató, Ofaié e Camba. O Programa Rede de Saberes, foi implementado
no ano de 2005, com financiamento da Fundação Ford, e executado em parceria entre a
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS e a Universidade Católica Dom
Bosco/UCDB. A partir de 2008, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e a
Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD compõe a proposta. O objetivo que
sustenta todas as atividades e ações desenvolvidas é o apoio à permanência dos estudantes
indígenas no ensino superior. O desconhecimento sobre as questões vivenciadas atualmente
pelos povos indígenas, repercute diretamente na presença dos estudantes nas universidades,
pois as práticas de invisibilização física, desvalorização dos conhecimentos, preconceitos
velados ou explícitos pela comunidade acadêmica resulta em absenteísmo, desmotivação e
evasão das instituições universitárias. A experiência apresentada é a capacitação sobre a
temática indígena ofertada nos municípios de Aquidauana, Dourados, Japorã, Maracaju e
Sidrolândia, aprovado pelo MEC/PROEXT/2010 por meio do projeto “A questão indígena em
Mato Grosso do Sul: a informação como instrumento de visibilização dos povos indígenas”,
que contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, no qual
participaram da formação continuada professoras/es indígenas e não-indígenas, em temas que
abordaram história, direito, sustentabilidade, antropologia e educação escolar indígena. A
avaliação do público atendido tem sido de se sensibilizar para uma temática pouco estudada, e
para a qual as universidades não capacitam, mesmo com a obrigatoriedade do cumprimento
da Lei 11645/08.
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Publicado
2015-04-22
Como Citar
Alves, P. H. F., & Landa, B. dos S. (2015). A PROMOÇÃO DA LEI 11645/08 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES PARA A QUESTÃO INDÍGENA. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/902
Edição
Seção
EDUCAÇÃO