PARTICIPAÇÃO E ATENDIMENTO NAS ATIVIDAES DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM GÊNERO, RAÇA E ETNIA – NEGRE/UEMS
Resumo
O Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Etnia – NEGRE/UEMS é resultado do projeto deextensão da Prof.ª. Drª. Maria José de Jesus Alves Cordeiro, intitulado “Fortalecimento do
Grupo de Estudos de Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia –
GEPEGRE/CNPq/UEMS” tendo como objetivo fortalecer o GEPEGRE. O NEGRE/UEMS é
um espaço criado para envolver ações de várias áreas do conhecimento, especificamente,
fortalecer as temáticas em gênero, raça e etnia. Sendo um dos objetivos deste trabalho,
participar da organização e realização das ações desenvolvidas pelo NEGRE/UEMS dentro da
universidade, buscando auxiliar na execução de políticas de enfrentamento à violência contra
as mulheres, visando a prevenção e ao combate à violência. No decorrer do projeto seria
realizado um ciclo de palestras em cinco municípios, sendo estes Campo Grande, Dourados,
Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas, com o tema “O Combate à Violência contra a Mulher”,
mas este não foi efetivado, por estas ações dependerem de um espaço disponibilizado pela
UEMS para a criação do NEGRE, o que somente ocorreu em fevereiro de 2014, atrasando
alguns dos objetivos do projeto. Com a disponibilização do espaço, aos poucos o mesmo foi
sendo organizado para a realização de estudos bibliográficos, revisões de literatura referente
as temáticas em estudo. Após estudos junto a reitoria da UEMS, optou-se pela criação de um
centro, pois este se adéqua a estrutura administrativa da UEMS e possui mais autonomia de
funcionamento e atende ações de ensino, pesquisa e extensão. Foi criado assim, o Centro de
Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia – CEPEGRE/UEMS, no
lugar do Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Etnia – NEGRE como previsto no projeto.
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Publicado
2015-04-22
Como Citar
Louveira, P. L., & Cordeiro, M. J. de J. A. (2015). PARTICIPAÇÃO E ATENDIMENTO NAS ATIVIDAES DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM GÊNERO, RAÇA E ETNIA – NEGRE/UEMS. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/901
Edição
Seção
EDUCAÇÃO