PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL - UMA PROPOSTA DIDÁTICA INSPIRADA NA TEORIA DE VIGOTSKY

Autores

  • Montcharles da Silva Pontes
  • João Mianutti

Resumo

Na área de ensino de ciências tem se utilizado Vigotsky como referencial teórico para
elaborar, aplicar e avaliar sequências didáticas. Destaca-se do constructo teórico de Vigotsky a
relação entre os conceitos espontâneos e científicos e, sobretudo, a importância da interação
social no processo de construção de conhecimentos. Neste projeto de extensão objetivou-se
analisar o envolvimento e a aprendizagem dos alunos durante uma intervenção didática, que
teve   como   tema   as   Plantas  Medicinais.  A  abordagem  temática   possibilitou   desenvolver
conteúdos de ciências, em especial noções de botânica e ecologia. A experiência demonstrou a
importância   que   teve   o   referencial   teórico   para   análise   dos   resultados   da   intervenção,
evidenciando aspectos relevantes no processo de compreensão dos conceitos e construção de
significados.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

Pontes, M. da S., & Mianutti, J. (2015). PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL - UMA PROPOSTA DIDÁTICA INSPIRADA NA TEORIA DE VIGOTSKY. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/899

Edição

Seção

EDUCAÇÃO