INCENTIVO À HORTA CASEIRA NO MUNICÍPIO DE CASSILÂNDIA-MS
Resumo
A busca pela alimentação saudável, utilizando alimentos sem adição de defensivos químicos,aumenta a cada dia, trazendo de volta o cultivo de hortas e pomares no quintal de casa. O
propósito de incentivar produção orgânica em residências, principalmente de pessoas menos
favorecidas, com crianças, hoje em dia, é pelo fato de se produzir alimentos saudáveis e
desprovidos de compostos químicos, que reduz custos ou até mesmo se tornar uma renda
familiar. O projeto foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Estadual do Mato
Grosso do Sul, Unidade de Cassilândia/MS conjuntamente com a Pastoral da Criança e
Juventude do município, no período de Agosto/2013 a Julho/2014. Este projeto consistiu em
produzir Couve, Rúcula, Pimenta, Coentro e Cebolinha e formar kits em pequenos recipientes
para serem entregues a famílias e cultivados. O trabalho teve como objetivo auxiliar e orientar
famílias, fornecendo informações práticas na mudança de seus hábitos alimentares e na
adaptação à práticas simples que podem ser realizadas em suas casas ou em pequenas
propriedades no município de Cassilândia. Os resultados obtidos foram satisfatórios, superando
as expectativas esperadas, todas as famílias presentes foram contempladas e o resultado maior
obtido foi o fato de muitas delas ressaltarem que já praticavam a ação de cultivar hortaliças e
outras pequenas culturas em casa, o que facilitou o aumento de interesse de ambas as partes.
Muitas não tinham conhecimento do benefício que as verduras apresentavam, não tinham idéia
da importância e complementação que proporcionaria na saúde, principalmente de seus filhos.
Foi muito satisfatório realizar esse projeto, principalmente voltado para pessoas menos
favorecidas e que necessitava de tamanha ajuda.
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Publicado
2015-04-22
Como Citar
Cardoso, F. B., & Costa, M. L. N. (2015). INCENTIVO À HORTA CASEIRA NO MUNICÍPIO DE CASSILÂNDIA-MS. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/881
Edição
Seção
EDUCAÇÃO