REFORÇO ESCOLAR DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE DOURADOS
Resumo
Este projeto foi realizado com o objetivo de oferecer apoio pedagógico para alunos queapresentavam dificuldades no aprendizado da Matemática. O projeto foi desenvolvido na Escola
Estadual Pastor Daniel Berg e atendeu aos alunos do ensino médio da respectiva escola. Foram
realizados atendimentos semanais e oferecidas algumas oficinas. A finalidade das oficinas era
desenvolver um trabalho diferenciado daquele que é feito na sala de aula, onde geralmente os
conteúdos são trabalhados da forma tradicional – teoria, exemplos e exercícios de aplicação. Ao
final de cada mês foram aplicadas atividades avaliativas para se observar o rendimento ou não
dos alunos. Dentre as oficinas realizadas, destacamos a Oficina das Borboletas, cuja atividade
explorava o conteúdo de números inteiros e, Introdução à Probabilidade. No início do projeto
percebeu-se que muitos alunos apresentavam dificuldades em relação a conteúdos básicos da
Matemática e que tais dificuldades vinham sendo trazidas desde o ensino fundamental. Outra
dificuldade apresentada pelos alunos refere-se ao raciocínio lógico. Com o decorrer do projeto,
percebeu-se um melhor desempenho em relação aos conteúdos trabalhados. Esse desempenho
ficou evidente pelos resultados das atividades avaliativas, pelos encontros semanais, bem como,
pela participação em sala de aula. Além disso, houve uma melhora nas notas escolares.
Downloads
Publicado
2015-04-22
Como Citar
Kuroiwa, E., & Cruz, M. A. S. (2015). REFORÇO ESCOLAR DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE DOURADOS. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/880
Edição
Seção
EDUCAÇÃO