A ATUAÇÃO DO GRUPO PLANTÃO DO RISO NO HOSPITAL
Resumo
Este trabalho apresenta a experiência do Projeto de Extensão intitulado Plantão do Riso,
composto por acadêmicos que tem a proposta de levar distração e momentos de alegria
aos pacientes internados, aos familiares e a equipe de saúde. O projeto foi estruturado a
partir dos conhecimentos da disciplina Psicologia da Saúde e Hospitalar com alunos de
Psicologia da Faculdade Anhanguera de Dourados e a experiência de alguns alunos com
habilidades artísticas. Os pacientes estão submetidos a um processo de isolamento no
hospital, que deve ser analisado nos preceitos das políticas de saúde, nas interfaces da
psicologia e na humanização. Para a psicologia é evidenciado cientificamente as causas
psicopatológicas que envolvem o adoecimento e a hospitalização. O hospital,
considerado um local de sofrimento é visto como espaço de solidão, perda da identidade
e subjetividade e há também evidências científicas de que há como reverter algumas
situações de extrema ansiedade. O objetivo é conhecer a dinâmica de uma instituição
hospitalar e despertar o interesse para a produção científica. Os membros do grupo se
caracterizam com vestimentas diferenciadas e divertidas, desenhos pintados no rosto,
acessórios coloridos e o nariz vermelho que coloca uma marca da ludicidade, ainda
utilizam uma caixa, contendo brinquedos variados, sendo um instrumento denominado
“brinquedoteca móvel”. A ideia é misturar elementos de teatro, música, circo, bonecos
entre outros e os procedimentos se baseiam no brincar e na troca de afeto entre os pares,
ainda investindo na relação dos pacientes com seus acompanhantes e com a equipe de
saúde. No desenvolvimento do Projeto de Extensão, pudemos observar a necessidade de
ações no ambiente hospitalar que o descaracterizem de um ambiente frio e sem cor. As
situações de ansiedade, medo e tensão estão presentes neste espaço marcado pela
necessidade dos procedimentos médicos invasivos e técnicos que potencializam em
muitos casos os sentimentos negativos. Compreendemos este processo como uma
grande descoberta por vivenciarmos a dinâmica do ambiente hospitalar, como espaço
rico em subjetividade e ainda afirmar a relevância acadêmica do projeto que une
atividades teórico-prática, o que tornou mais prazeroso os estudos, pois conciliar a
pesquisa com as atividades práticas nos traz uma metodologia atual e diferenciada.