ROLEPLAYING GAME, INSTRUMENTOS E JOGOS INTERATIVOS: O LÚDICO APOIANDO O LETRAMENTO ESCOLAR

Autores

  • Arthur Barbosa de Oliveira
  • Adma Cristhina Salles de Oliveira

Resumo

A proposta desse projeto foi valorizar a identidade do sujeito por vias da oralidade, da encenação
de   seus   personagens,   atribuindo   valores   históricos   hábitos   e   atitudes   de   certos   cotidianos.
Utilizou-se o jogo de representação de papéis, conhecido como RPG (roleplaying game). O RPG
(roleplaying game),  “jogo de representação de papéis”,  foi um dos  instrumentos utilizados no
auxílio   da   leitura   e   interpretação   de   textos   em  diversos   formatos.   Também   auxiliou   no
desenvolvimento da cognição, raciocínio lógico-matemático, trabalho individual e em grupo, e
principalmente a oralidade do sujeito. O projeto foi realizado no IAME ( Instituto Agricola do
menor), sendo que se fez presente na criação de situações que promoveram desenvolvimento dos
esquemas   de   compreensão   dos   sujeitos   envolvidos,   liberando   assim  um  possível   potencial
criativo,  por meio  da parceria multidisciplinar   com os cursos de pedagogia e matemática. Os
objetivos foram: socializar os envolvidos, os mesmos fazendo com que se identificassem com os
textos trabalhados. Este trabalho auxiliou no despertar da memória,  bem como,  a agilidade do
raciocínio lógico, nas construções e relações sociais dos conteúdos trabalhados. A ação permitiu
que o sujeito conseguisse autonomia nas atividades escolares em diferentes disciplinas, afinal, as
habilidades a que foram desenvolvidas na metodologia provocaram conflitos e desafios inerentes
ao convívio social.

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Publicado

2015-04-22

Como Citar

Oliveira, A. B. de, & Oliveira, A. C. S. de. (2015). ROLEPLAYING GAME, INSTRUMENTOS E JOGOS INTERATIVOS: O LÚDICO APOIANDO O LETRAMENTO ESCOLAR. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/874

Edição

Seção

EDUCAÇÃO