ROLEPLAYING GAME, INSTRUMENTOS E JOGOS INTERATIVOS: O LÚDICO APOIANDO O LETRAMENTO ESCOLAR
Resumo
A proposta desse projeto foi valorizar a identidade do sujeito por vias da oralidade, da encenaçãode seus personagens, atribuindo valores históricos hábitos e atitudes de certos cotidianos.
Utilizou-se o jogo de representação de papéis, conhecido como RPG (roleplaying game). O RPG
(roleplaying game), “jogo de representação de papéis”, foi um dos instrumentos utilizados no
auxílio da leitura e interpretação de textos em diversos formatos. Também auxiliou no
desenvolvimento da cognição, raciocínio lógico-matemático, trabalho individual e em grupo, e
principalmente a oralidade do sujeito. O projeto foi realizado no IAME ( Instituto Agricola do
menor), sendo que se fez presente na criação de situações que promoveram desenvolvimento dos
esquemas de compreensão dos sujeitos envolvidos, liberando assim um possível potencial
criativo, por meio da parceria multidisciplinar com os cursos de pedagogia e matemática. Os
objetivos foram: socializar os envolvidos, os mesmos fazendo com que se identificassem com os
textos trabalhados. Este trabalho auxiliou no despertar da memória, bem como, a agilidade do
raciocínio lógico, nas construções e relações sociais dos conteúdos trabalhados. A ação permitiu
que o sujeito conseguisse autonomia nas atividades escolares em diferentes disciplinas, afinal, as
habilidades a que foram desenvolvidas na metodologia provocaram conflitos e desafios inerentes
ao convívio social.
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Publicado
2015-04-22
Como Citar
Oliveira, A. B. de, & Oliveira, A. C. S. de. (2015). ROLEPLAYING GAME, INSTRUMENTOS E JOGOS INTERATIVOS: O LÚDICO APOIANDO O LETRAMENTO ESCOLAR. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/874
Edição
Seção
EDUCAÇÃO