APOIO PEDAGÓGICO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Ana Flavia de Andrade
  • Maria Aparecida Silva Cruz

Resumo

A matemática é uma disciplina essencial  para a formação dos alunos,  porém,  muitas
vezes não é apreendida, e a consequência disto é o comprometimento da aprendizagem
ao longo da vida escolar.  Nesse sentido,  o objetivo deste trabalho foi buscar sanar as
dificuldades que os alunos apresentavam em relação a alguns conteúdos matemáticos,
bem como,  a compreensão desses conteúdos. O projeto foi realizado na Escola Pastor
Daniel Berg no período de agosto de 2013 a junho de 2014, com alunos do 6 ao 9  . O
trabalho   foi   desenvolvido   por  meio   de   oficinas,   jogos   e   brincadeiras   envolvendo
conteúdos   de  Matemática.  A  cada   conteúdo   trabalhado,   aplicou-se   uma   avaliação
explorando   situações   do   cotidiano   do   aluno.   O   presente   trabalho   revelou   que
independente do ano escolar, os alunos apresentavam grandes dificuldades em tabuada e
nas quatro operações básicas, além disso, era evidente a falta de interesse em relação ao
estudo. Contudo, a partir das atividades desenvolvidas foi possível perceber um melhor
rendimento  dos   alunos,   tanto  no  projeto,   como   na   sala  de   aula.  Outro   fator   a   ser
destacado   refere-se   ao   interesse   demonstrado,   durante   a   realização   das   atividades
lúdicas. Concluímos que se um aluno compreende algo, ele passa a gostar, refletindo em
uma boa aprendizagem.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

Andrade, A. F. de, & Cruz, M. A. S. (2015). APOIO PEDAGÓGICO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/871

Edição

Seção

EDUCAÇÃO