UTILIZAÇÃO DO ESTUDO DE AVES COMO FORMA DE OTIMIZAR O APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE IVINHEMA (MS)

Autores

  • Jheinny Vissoto Guedes
  • Márcio Rodrigo Gimenes

Resumo

As aves desempenham um papel importante no equilíbrio dos ecossistemas e são muitas vezes
utilizadas como bons indicadores de avaliação das condições do meio ambiente e de eventuais
alterações. Além disso,  são agentes de polinização e predadoras de  insetos e roedores,  que
frequentemente são responsáveis por danos na agricultura.  Este projeto teve como objetivo
mostrar  ao público-alvo a  importância da conservação das aves na natureza,   levando-os a
conhecer mais sobre esses animais, criando uma maior admiração e conscientização sobre a
proteção não somente das aves,  mas de  todo o meio ambiente,   formando assim,  crianças,
jovens e até mesmo adultos preocupados e dispostos a ajudar na conservação e restauração do
meio ambiente. Ele foi desenvolvido na escola Municipal Sidiney Carlos Costa, no município
de  Ivinhema  (MS).  Foi  aplicado um questionário  (nove questões)  anterior  à  realização de
palestras   aos   alunos  do  sexto  e   sétimo  ano dos  períodos  matutino  e  vespertino,  visando
inicialmente identificar o conhecimento que os mesmos tinham sobre aspectos gerais das aves
e sua  importância.  Ali  foram abordados  temas como características morfológicas das aves,
alimentação, seus hábitats e importância das diferentes espécies, tendo em vista proporcionar
conscientização, gerando senso de observação, admiração e conservação destes animais e do
ecossistema como um todo. Posteriormente à palestra foi aplicado um novo questionário (oito
questões, das quais seis iguais ao primeiro questionário) fim de verificar possíveis mudanças
de pensamento dos alunos sobre o tema. Comparando-se as respostas obtidas no questionário
pós-palestra   com   aquelas   do   questionário   pré-palestra   constatou-se   uma   mudança   de
pensamento dos alunos sobre vários aspectos enfocados,  mostrando de  forma geral  maior
conscientização ambiental depois das atividades do projeto. Assim, certificou-se que o uso do
estudo de aves como ferramenta didática pode ser uma estratégia eficiente na aprendizagem
de temas relacionados à conscientização para que haja proteção das aves e do seu habitat.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

Guedes, J. V., & Gimenes, M. R. (2015). UTILIZAÇÃO DO ESTUDO DE AVES COMO FORMA DE OTIMIZAR O APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE IVINHEMA (MS). ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/854

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)