EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE LOGISTICA REVERSA DE LIXO TECNOLÓGICO APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Gabriela Moreira Ferreira
  • Dalton Pedroso de Queiroz

Resumo

O presente   trabalho  trata-se  de   ações  de   extensão no  sentido  de  proporcionar  Educação
Ambiental   sobre   Logística   Reversa   de   Lixo   Tecnológico,   tendo   como   exemplo   o
desenvolvimento de materiais didáticos alternativos construídos a partir do reaproveitamento
de e-lixo para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da matemática. O lixo tecnológico
é  o  resíduo oriundo de  eletroeletrônicos  descartados,  quer   seja por  obsolescência  ou por
avarias. Esse tipo de lixo é extremamente nocivo ao ser humano, à natureza e vem crescendo
em um nível  assustador,  sendo necessárias múltiplas ações,  das mais variadas para que se
possam encontrar os caminhos para solucionar o problema.  O projeto buscou evidenciar a
possibilidade de  reaproveitamento do  lixo,  que  se  tornando uma cultura,  poderá gerar  na
prática   as   redes  de   reutilização.  Nesse   sentido,  o  reaproveitamento de   equipamentos  que
foram descartados quer seja por avarias ou por estarem obsoletos. A execução desse trabalho
tende a ser uma alternativa de construção de recursos didáticos para auxílio no processo de
ensino-aprendizagem da matemática,  podendo o conceito  ser  ampliado para muitas outras
áreas,   tais   como  física,  química,   etc.,  gerando uma   rede  de   ideias   inovadoras  das  várias
possibilidades de se reaproveitar o  lixo  tecnológico.O  trabalho mostrou-se satisfatório pois
tanto os alunos quanto os professores mostraram interesse nos materiais confeccionados e na
importância ambiental dos mesmos.

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Publicado

2015-04-22

Como Citar

Ferreira, G. M., & Queiroz, D. P. de. (2015). EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE LOGISTICA REVERSA DE LIXO TECNOLÓGICO APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/852

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE