CRIAÇÃO DE ABELHAS JATAÍ (TETRAGONISCA ANGUSTULA)

Autores

  • Éder Garcia Vieira
  • Gustavo Haralampidou da Costa Vieira

Resumo

A criação racional de abelhas representa dentre as atividades agropecuárias uma importante
fonte de renda, pois permite aos produtores de pequeno, médio e grande porte, a exploração
dos   vários   produtos   oferecidos   pelas   abelhas,   como   o  mel,   pólen,   geleia   real,   rainhas,
polinização, cera e ainda a venda de colônias.  Se tratando de produção, as abelhas melíferas
são   consideravelmente   mais   produtivas   que   as   nativas,   contudo,   essas   últimas   são
indispensáveis na manutenção da biodiversidade das florestas tropicais, que possuem diversas
espécies  de plantas  nativas  altamente dependente desses   insetos  para polinização de  suas
flores.   O   objetivo   deste   trabalho   foi   divulgar   a   importância   das   abelhas   jataí   para   a
manutenção da flora nativa, além de capacitar os interessados na criação e manutenção desses
meliponíneos. O trabalho foi desenvolvido na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,
Unidade  Universitária   de   Cassilândia.   Para   a   capacitação   foram  realizados   cursos   com
duração   de   20   horas,   com  a   abordagem  das   técnicas   de   captura   das   colônias   nativas,
confecção de  iscas para captura de enxames,  confecção de cavaletes,  divisão de colônias,
manejo básico,  extração de própolis e mel,   inimigos naturais,  recursos florais.  Incentivar a
criação desses preciosos insetos constitui uma eficaz ferramenta para a sua preservação, visto
que, nos últimos 20 anos o desmatamento desordenado das reservas florestais contribuiu em
muito para a redução drástica do número de colônias nativas.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

Vieira, Éder G., & Vieira, G. H. da C. (2015). CRIAÇÃO DE ABELHAS JATAÍ (TETRAGONISCA ANGUSTULA). ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/847

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>