HELP, ENGLISH FOR ALL: BASIC II

Autores

  • Juliana Rodrigues Gomes
  • Telma de Souza Garcia

Resumo

O projeto “English: Basic II” inserido no “Help, English for all” foi desenvolvido com o objetivo
de ministrar aulas de Língua Inglesa gratuitas para crianças e adolescentes de classe social
menos favorecida da comunidade Cassilandense. O trabalho foi desenvolvido em parceria, a
princípio, com a Associação Loja Maçônica Luiz Machado, “Recanto da Fraternidade”.
Posteriormente, com a colaboração da Escola Municipal Amin José que cedeu o espaço, bem
com o consentimento dos alunos que concordaram ser satisfatória a mudança. A partir de
material apostilado, prática de áudio e vídeo, pretendeu-se motivar o ensino da Língua Inglesa. A
abordagem comunicativa foi a metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto,
preocupando-se com as quatro habilidades (ler, escrever, ouvir e falar), ou seja, a comunicação,
mas sem deixar a gramática de lado. O público-alvo do projeto foram adolescentes na faixa
etária de 12 a 16 anos que, em sua maioria, tem uma falta de interesse nata em aprender língua
estrangeira por diversos fatores: falta de incentivo por parte dos pais, classe social a que
pertencem, falta de informação sobre a língua alvo e até mesmo a escola de ensino regular tem
sua parcela de culpa por proporcionar aos alunos um ensino gramatical um tanto quanto maçante.
Motivados com um aprendizado através de recursos multimídias, eles tiveram total liberdade em
escolher os filmes e as músicas que desejaram aprender. Tais métodos proporcionaram aos
alunos um conhecimento de vocabulário e gramática da língua satisfatória, além de lhes permitir
facilidade no curso regular em que estudam. Assim o curso se torna motivador. Há neste
contexto estímulo para a prática oral

Downloads

Publicado

2015-04-17

Como Citar

Gomes, J. R., & Garcia, T. de S. (2015). HELP, ENGLISH FOR ALL: BASIC II. ANAIS DO SEMEX, 7(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/827

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)