SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA TRATAMENTO DO LIXO TECNOLÓGICO GERADO NA UEMS UNIDADE DE DOURADOS
Resumo
Melliny de Souza Carvalho1; Dalton Pedroso de Queiroz2.
1Aluna do Curso de Engenharia Física da UEMS, Unidade Universitária de Dourados, bolsista do FUNDECT/UEMS N°15/2012 – PIBEX- UEMS, E-mail: melliny_gta@hotmail.com ;
2Professor do Curso de Engenharia Física da UEMS, Unidade Universitária de Dourados; E-mail: dalton@uems.br. Área Temática da Extensão: Engenharia.
Resumo. O modismo atual, que dita uma troca irracional de eletroeletrônicos sempre por modelos mais novos e também o ritmo acelerado dos avanços tecnológicos no campo desses dispositivos, que tornam os equipamentos, em pouco tempo, ultrapassados e ineficientes frente às exigências de seus usuários, acabam por gerar uma enorme quantidade do chamado Lixo Tecnológico. Esses resíduos eletrônicos possuem grandes quantidades de metais pesados, que destinados de forma incorreta podem acarretar diversos e graves problemas à saúde humana e ao Ambiente. O objetivo deste estudo é gerar a discussão com a comunidade acadêmica da UEMS e fazer um levantamento de dados para o desenvolvimento de um futuro Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para tratar do Lixo Tecnológico gerado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na unidade de Dourados, baseado na ISO 14001, que é uma norma internacionalmente aceita e que define os requisitos para se estabelecer tal sistema. A principal contribuição do projeto será de conscientizar toda a comunidade da instituição sobre a problemática em questão, a qual será motivada a se mobilizar para participar nos processos de solução do problema, sendo isso essencial para qualquer tipo de procedimento que envolva os cuidados com o meio ambiente.
Palavras-chave: Resíduos eletrônicos, legislação e impacto ambiental.