SEXO SEM COMPLEXO: ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Autores

  • Roberto Dias Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ana Caroline Putrick Roque Santana UEMS
  • Letícia Maria Rodrigues Brito UEMS
  • Luciele Junio Oliveira Silva UEMS
  • Roseli Evangelista Nascimento UEMS
  • Tassia Mariane Andrade Santos UEMS

Resumo

A variabilidade das práticas sexuais no mundo contemporâneo tornam todo individuo sexualmente ativo, vulnerável as doenças sexualmente transmissíveis (DST). A simples idéia do uso do preservativo não abrange mais todas as práticas e deixa o indivíduo com a falsa sensação de segurança, contribuindo para o aumento de DST. Assim, este projeto visa, a partir do entendimento das práticas sexuais dos indivíduos, intrumentalizá-los para tornar esta prática segura, sem deixar de ser prazerosa.
O publico alvo são os profissionais de saúde atuantes nas estratégias de saúde da família de Dourados. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids. Já foram realizadas oficinas com a equipe do SAE/CTA e mais três equipes de saúde da família. As oficinas apresentam as diferenças físicas e de comportamento entre homens e mulheres. Também são mostradas e discutidas as práticas sexuais mais comuns.  Em geral os integrantes das equipes se mostram curiosos sobre o tema mas tímidos de forma que, no início da atividade, são poucas as intervenções do grupo. No decorrer dos trabalhos, com as dinâmicas empregadas, a participação é expressiva. Os profissionais treinados conseguem visualizar com mais detalhes as formas de atendimento dos clientes quando precisam abordar o assunto sexo e DST. Assim, relatam que as informações e discussões decorrentes das oficinas foram úteis para a atuação cotidiana nas USF. Recomenda-se a realização da oficina para todos os profissionais de saúde, independente do local de atuação de forma a facilitar a comunicação entre os profissionais e o público.

Biografia do Autor

Roberto Dias Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de enfermagem.

Ana Caroline Putrick Roque Santana, UEMS

Acadêmica do curso de enfermagem da UEMS - 3o. ano.

Letícia Maria Rodrigues Brito, UEMS

Acadêmica do curso de enfermagem da UEMS - 3o. ano.

Luciele Junio Oliveira Silva, UEMS

Acadêmica do curso de enfemagem da UEMS - 3o. ano.

Roseli Evangelista Nascimento, UEMS

Acadêmica do curso de enfermagem da UEMS - 3o. ano.

Tassia Mariane Andrade Santos, UEMS

Acadêmica do curso de enfermagem da UEMS - 3o. ano.

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Oliveira, R. D., Santana, A. C. P. R., Brito, L. M. R., Silva, L. J. O., Nascimento, R. E., & Andrade Santos, T. M. (2015). SEXO SEM COMPLEXO: ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/793

Edição

Seção

SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)