RISCO SOCIAL: DROGAS NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Selma Lopes Pache Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Selma Cristina Lopes Pache[1]

Prof MSc Sirley Lizott Tedeschi[2]

 

Área temática do projeto de extensão:

Área do conhecimento: Ciências Humanas

Área temática principal: Educação

Área temática secundária: Ciências Sociais

Linha de extensão: Temas Específicos

 

RESUMO

O projeto de extensão, Risco Social Drogas na Adolescência sob orientação da professora Sirley Lizott Tedeschi, se propõe discutir com o publico da casa da sopa Irmã Sheila de Amambai a temática sobre as drogas. No momento em que o uso abusivo das drogas é considerado um problema social, principalmente por gerar prejuízos nas esferas afetiva, educativa, produtiva, econômica, saúde e relações sociais, demanda políticas públicas eficientes com ações contextualizadas aos objetivos da sociedade. Torna-se eminente e necessário informar e discutir com adolescentes os efeitos das drogas. Espera-se que informados estes possam decidir o caminho a trilhar. É este o propósito do projeto de extensão Risco Social: Drogas na Adolescência, informar e conscientizar os adolescentes com relação à prevenção das drogas enfatizando suas causas e consequências. A metodologia visa promover a participação ativa do público buscando uma compreensão geral sobre os temas trabalhados e se constitui de três momentos: a) Contextualização do tema a ser apresentado buscando como recurso metodológico pequenos textos, estórias, imagens e obras cinematográficas b) Leitura do texto ou estória, exibição de imagens ou de obra cinematográfica; c) Manifestação do público participante a respeito das temáticas abordadas relacionando com a sua realidade cotidiana. Sistematização das questões levantadas e análise numa perspectiva filosófica e sociológica. Este projeto iniciou neste semestre não sendo possível ainda apresentar resultados. No entanto a partir dos encontros já realizados podemos salientar a efetividade e importância desta discussão com o público participante.

Palavras Chave: Educação. Prevenção. Reflexão.


[1] Acadêmica do curso de Ciências Sociais da UEMS, Unidade de Amambai; E-mail selmapachesociologa@hotmail.com; Bolsista PIBEX – UEMS 2013.

[2] Professora do curso de Ciências Sociais da UEMS Unidade de Amambai; E-mail tedeschils@gmail.com.

Biografia do Autor

Selma Lopes Pache, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Estudante do segundo ano do curso de Ciências Socias UEMS Unidade de Amambai

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Pache, S. L. (2015). RISCO SOCIAL: DROGAS NA ADOLESCÊNCIA. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/790

Edição

Seção

EDUCAÇÃO