PAPEL: RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Autores

  • Priscila Toschi da Silva UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Leila Cristina Konradt-Moraes UEMS

Resumo

Atualmente, os métodos sustentáveis de conservação ambiental, como a reciclagem, estão se tornando indispensáveis, já que os problemas ambientais no planeta estão relacionados com o lixo mal destinado, além de outros fatores. Entre os materiais recicláveis, o papel é um dos mais utilizados. Considerando a importância da conscientização sobre o tema, esse projeto visa despertar na população, através de alunos e professores, o interesse e a preocupação com a reutilização e reciclagem do papel, uma área expressiva na química ambiental e na atualidade. A abordagem deste tema será realizada por meio de palestras, visando contribuir com a formação multidisciplinar dos alunos das escolas públicas e privadas de Dourados. Na metodologia, inicialmente, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o assunto para elaboração da palestra e confeccionado um folder para a distribuição nas escolas, contendo informações necessárias para solicitação das apresentações. Este trabalho está vinculado ao Grupo Lavoisier (projeto desenvolvido pelos professores e alunos dos cursos de Química da UEMS que realiza palestras nas escolas de Dourados). As palestras foram elaboradas com informações claras e úteis sobre a reciclagem do papel e serão apresentadas nas escolas com tempo de duração dependendo da instituição solicitante. Será aplicado um questionário e o índice de aproveitamento do trabalho será avaliado de forma contínua, objetivando-se uma maneira mais eficiente de se atingir os objetivos propostos. Trata-se de um projeto em andamento, porém os resultados parciais estão sendo obtidos satisfatoriamente. 

Biografia do Autor

Priscila Toschi da Silva, UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente . Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Graduanda em Química Industrial- Quarto ano. Unidade Central de Dourados.   

Leila Cristina Konradt-Moraes, UEMS

Docente – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Engenheira Química. 

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

da Silva, P. T., & Konradt-Moraes, L. C. (2015). PAPEL: RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/779

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO