O CINEMA A FAVOR DA AMÉRICA: A IDEOLOGIA DOS ACTION MOVIE CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Gleicy Silva Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente projeto tem como objetivo oportunizar um maior contato do estudante do Ensino Médio da Escola Estadual São José no município de Cassilândia, MS, com obras cinematográficas que enfoquem as relações culturais, políticas e ideológicas que perpassam a sociedade americana desde o período da Era Reagan. Nesse painel, o cinema dito action movie surge como principal veículo ideológico para difundir os preceitos do reaganismo[1]. Cenas de ações espetaculares, explosões mirabolantes e lutas sangrentas se tornam mais que elementos inocentes de um entretenimento descompromissado, são armas letais a favor dos grupos socioeconômicos dominantes, e uma das mais eficientes fórmulas para a propaganda política (Rambo II, Rambo III, Rambo IV, Duro de matar, True lies, Os mercenários, Top gun, Rocky III e IV, Dias de trovão). Posterior a exibição é feito um debate com um professor ou profissional convidado, que possua afinidade com o tema proposto pelo ciclo, procurando, sempre que possível, estabelecer pontos de contato entre a produção selecionada e o contexto sócio-histórico político da sociedade norte-americana a partir da Era Reagan.

 


[1] Douglas Kellner sugere que o “[...] reaganismo deve ser visto como um conservadorismo revolucionário com forte componente de populismo, individualismo e ativismo conservador radical, o que se ajusta com Guerra das Estrelas, Indiana Jones, Superman, Conan e outros filmes e séries de televisão que utilizam heróis individualistas hostis [...] e verdadeiros repositórios de valores conservadores.” (KELNER, 2000, p.91).

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Pereira, G. S. (2015). O CINEMA A FAVOR DA AMÉRICA: A IDEOLOGIA DOS ACTION MOVIE CONTEMPORÂNEOS. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/772

Edição

Seção

CULTURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)