O “NÚCLEO DE ENSINO DE LÍNGUAS” COMO LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS VOLTADAS PARA A INSERÇÃO SOCIAL

Autores

  • Aline De Latre Soares UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

Esta pesquisa, com vigência de março de 2013 a janeiro de 2014, está inserida no Projeto de Extensão “Núcleo de Ensino de Línguas” (NEL), elaborado por um grupo de docentes doutores do Curso de Letras da UEMS de Campo Grande. Dentre os objetivos gerais da pesquisa, situam-se a prestação de assessoria técnico-administrativa e didático-pedagógica, mediante a regência de aulas da disciplina “Língua Inglesa I”, durante o período de vigência da pesquisa. Dentre os objetivos específicos, podemos citar a reflexão sobre essa experiência singular de ministrar aulas para um público carente de bens culturais, que nem sempre tem acesso a cursos de língua estrangeira. O NEL espera, assim, ser um laboratório de experiências didáticas voltadas para a inserção social da comunidade externa, público-alvo do projeto. Os eixos norteadores do Projeto encontram respaldo teórico em pesquisas recentes sobre a importância de se pensar o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras em associação com os novos desafios colocados pelo mundo globalizado, na era digital. Nesse sentido, faz-se cada vez mais necessário elaborar e refletir sobre políticas lingüísticas que estejam aptas a dar conta do pluralismo linguístico e, sobretudo, capazes de promover a necessária inserção social, que tarda a acontecer em nosso país, além, evidentemente, da intercompreensão entre culturas distintas. Os resultados parciais da pesquisa indicam que a heterogeneidade do público constitui um elemento desafiador para o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira. Por esse motivo, faz-se necessário refletir constantemente sobre a prática pedagógica e elaborar materiais didáticos que auxiliem na compreensão mútua.

Palavras-chave: ensino e aprendizagem de língua estrangeira; língua inglesa; globalização; motivação; inserção social.

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Soares, A. D. L. (2015). O “NÚCLEO DE ENSINO DE LÍNGUAS” COMO LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS VOLTADAS PARA A INSERÇÃO SOCIAL. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/771

Edição

Seção

EDUCAÇÃO