LEITURA, PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGENS DE CONTOS E BILHETES

Autores

  • Jéssica Vaz UEMS

Resumo

O projeto “Leitura, Produção e interpretação de texto no 2º ano do Ensino Fundamental: abordagem de contos e bilhetes” esta sendo desenvolvido na Escola Estadual Pastor Daniel Berg, localizado na cidade de Dourados/MS, visa atender alunos do 2º ano do ensino fundamental, vespertino e, está ligado ao projeto institucional Programa Mais Educação – A Pedagogia de Projetos e a Educação Integral no Ensino Fundamental”. Os alunos que fazem parte das atividades do projeto foram indicados pelos professores com distorção idade série, déficit de leitura e escrita bem como, dificuldades na construção do texto e na interpretação dos gêneros conto e bilhete. As ações realizadas têm como objetivo ajudar estes alunos a melhorar a sua leitura, produção e interpretação, incluindo rodas de histórias e rodas de leitura com história dos contos e outros, em que os alunos tanto ouvem o que é contado, como leem. Além de incentivar a leitura, a produção escrita e reescrita destes dois gêneros textuais, durante esses quatro meses de operacionalização do projeto ajudamos na alfabetização, caligrafia, ortografia e desenvolvimento da consciência sintática dos alunos. As atividades do projeto são realizadas na biblioteca da escola em horários pré-definidos e com parceria das professoras. O trabalho com gêneros é essencial para promover ao educando uma alfabetização de qualidade e formação de leitores e escritores competentes. Isto no 2º ano do Ensino Fundamental relaciona-se ao alfabetizar utilizando diversos tipos de textos e gêneros.

 

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Gênero Textual. Planejamento.

Biografia do Autor

Jéssica Vaz, UEMS

Referências Bibliográficas                        BONINI, Adair. FURLANETO, Maria Marta. Gêneros textuais ensino e aprendizagem. Disponível em: http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0603/0603.pdf. (Último acesso em 07/11/ 2012).   Linguagens, Identidades Ensinos modos de pensar, modos de fazer. Revista do Departamento de Letras Faculdade de Formação de Professores. Disponível em: http://www.filologia.org.br/soletras/16sup/linguagens.pdf (Último acesso em 01/11/2012).   MEIRELES, Elisa. Literatura, muito prazer. Nova Escola: São Paulo, agosto, 2012. MONTEIRO, Maria Iolanda. Alfabetização e Letramento na fase inicial da escolarização. São Carlos: EduFSCar, 2010.   OLIVEIRA, João Batista Araujo e; CASTRO, Juliana Cabral Junqueira de. Usando textos na sala de aula: tipos e gêneros textuais. Brasília: Instituto Alfa e Beta, 2008. (Coleção ABCD).   ROCHA, Veridiana. Gênero textual e tipologia textual: Colocações sob dois enfoques. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/1000523. (Último acesso em: 06/11/ 2012).   SCHNEIDER, Marilda Pasqual; MOZZ, Gabriela Strauss. Tendências curriculares na alfabetização: um estudo a partir da avaliação da Provinha Brasil. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/664/220 (Último acesso em: 05/11/2012).

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Vaz, J. (2015). LEITURA, PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGENS DE CONTOS E BILHETES. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/765

Edição

Seção

EDUCAÇÃO