LEITURA, PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGENS DE CONTOS E BILHETES
Resumo
O projeto “Leitura, Produção e interpretação de texto no 2º ano do Ensino Fundamental: abordagem de contos e bilhetes” esta sendo desenvolvido na Escola Estadual Pastor Daniel Berg, localizado na cidade de Dourados/MS, visa atender alunos do 2º ano do ensino fundamental, vespertino e, está ligado ao projeto institucional Programa Mais Educação – A Pedagogia de Projetos e a Educação Integral no Ensino Fundamental”. Os alunos que fazem parte das atividades do projeto foram indicados pelos professores com distorção idade série, déficit de leitura e escrita bem como, dificuldades na construção do texto e na interpretação dos gêneros conto e bilhete. As ações realizadas têm como objetivo ajudar estes alunos a melhorar a sua leitura, produção e interpretação, incluindo rodas de histórias e rodas de leitura com história dos contos e outros, em que os alunos tanto ouvem o que é contado, como leem. Além de incentivar a leitura, a produção escrita e reescrita destes dois gêneros textuais, durante esses quatro meses de operacionalização do projeto ajudamos na alfabetização, caligrafia, ortografia e desenvolvimento da consciência sintática dos alunos. As atividades do projeto são realizadas na biblioteca da escola em horários pré-definidos e com parceria das professoras. O trabalho com gêneros é essencial para promover ao educando uma alfabetização de qualidade e formação de leitores e escritores competentes. Isto no 2º ano do Ensino Fundamental relaciona-se ao alfabetizar utilizando diversos tipos de textos e gêneros.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Gênero Textual. Planejamento.