INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA AS CRIANÇAS INDÍGENAS
Resumo
Esse é um recorte do projeto de extensão: Cuidado de crianças indígenas: a brinquedoteca mitã poka-ovoku komohiku kalivôno, desenvolvido no Núcleo de Atividade Múltiplas (NAM) na aldeia Bororó em Dourados-MS. Os participantes são crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Indígena (PETI-I) e as crianças da OCIP/ONG Amigo do Índio. Ressalta-se que as intervenções de educação em saúde atendem a solicitações das crianças e orientadores/educadores, sendo observado o cuidado transcultural e respeito às suas características indígenas. Objetivos: Desenvolver intervenções de enfermagem que possibilitem a educação em saúde com as crianças, enfocando o desenvolvimento, crescimento e qualidade de vida. Metodologia: As atividades propostas nas ações trabalham os processos de ludicidade e a integração entre acadêmicos e participantes, tornando as atividades de educação em saúde prazerosas, de fácil entendimento e assimilação, inseridas nos hábitos diários e adaptadas ao contexto familiar, social e cultural. Na abordagem sobre o crescimento e desenvolvimento, a questão de cientificidade é priorizada, trocando conhecimentos e informações sobre a forma tradicional de transmissão dos saberes, propiciando, com isso, o aprimoramento do acadêmico em educação em saúde com populações especiais. Resultados parciais: o projeto está em andamento e as avaliações são por observações e coleta de informações com as crianças, orientadores e dos acadêmicos pelo interesse e participação das crianças, ressaltando a ênfase sempre no autocuidado, apreensão de novos conceitos e sua aplicação no fazer diário. Prioriza-se a interculturalidade, cuidado transcultural, com os participantes e acadêmicos do curso de Enfermagem, em cujo projeto pedagógico o cuidado com indígenas tem destaque.