INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA AS CRIANÇAS INDÍGENAS

Autores

  • Roseli da Silva Moreira Universidade Estadual de Dourados-UEMS

Resumo

Esse é um recorte do projeto de extensão: Cuidado de crianças indígenas: a brinquedoteca mitã poka-ovoku komohiku kalivôno, desenvolvido no Núcleo de Atividade Múltiplas (NAM) na aldeia Bororó em Dourados-MS. Os participantes são crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Indígena (PETI-I) e as crianças da OCIP/ONG Amigo do Índio. Ressalta-se que as intervenções de educação em saúde atendem a solicitações das crianças e orientadores/educadores, sendo observado o cuidado transcultural e respeito às suas características indígenas. Objetivos: Desenvolver intervenções de enfermagem que possibilitem a educação em saúde com as crianças, enfocando o desenvolvimento, crescimento e qualidade de vida. Metodologia: As atividades propostas nas ações trabalham os processos de ludicidade e a integração entre acadêmicos e participantes, tornando as atividades de educação em saúde prazerosas, de fácil entendimento e assimilação, inseridas nos hábitos diários e adaptadas ao contexto familiar, social e cultural. Na abordagem sobre o crescimento e desenvolvimento, a questão de cientificidade é priorizada, trocando conhecimentos e informações sobre a forma tradicional de transmissão dos saberes, propiciando, com isso, o aprimoramento do acadêmico em educação em saúde com populações especiais. Resultados parciais: o projeto está em andamento e as avaliações são por observações e coleta de informações com as crianças, orientadores e dos acadêmicos pelo interesse e participação das crianças, ressaltando a ênfase sempre no autocuidado, apreensão de novos conceitos e sua aplicação no fazer diário. Prioriza-se a interculturalidade, cuidado transcultural, com os participantes e acadêmicos do curso de Enfermagem, em cujo projeto pedagógico o cuidado com indígenas tem destaque.

Biografia do Autor

Roseli da Silva Moreira, Universidade Estadual de Dourados-UEMS

INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA AS CRIANÇAS INDÍGENAS   Roseli da Silva Moreira ¹                    Margareth Soares Dalla Giacomassa ²   1      Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, UEMS/ Bolsista extensão PIBEX-FUNDECT e-mail: roseli.silva.moreira@hotmail.com ²  Docente  do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, UEMS/ Dourados. Orientador . e-mail: margasdg@uems.br ; margagiacomassa@hotmail.com   PALAVRAS-CHAVE: Qualidade de vida; Educação em saúde; Transcultural. Resumo  Esse projeto é um recorte do projeto de extensão: Cuidado de crianças indígenas: a brinquedoteca mitã poka-ovoku komohiku kalivôno, desenvolvido no núcleo de atividades mulitplas (NAM) na aldeia Bororó em Dourados/MS. Os participantes são crianças inseridas no programa de erradicação do trabalho infantil indigena (PETI-I) e as crianças da OCIP/ONG amigo do índio. As intervenções são de cunho educação em saúde, considerando as dificuldades pertinentes de moradia e subsistências, acesso aos serviços de saúde e outros que a população indigena se encontra.  A situação social de precariedade tem relação direta com a qualidade de vida, na promoção da saúde e prevenção de doenças, especialmente as crianças que são vulneráveis. Ressalta-se que as intervenções atendem solicitações das crianças e de seus orientadores no PETI-I e da OCIP/ONG, e sempre observados o cuidado transcultural em saúde e respeito fundamental a sua característica indigena. OBJETIVOS: Desenvolver intervenções que possibilitam a educação em saúde com as crianças enfocando o desenvolvimento e crescimento e qualidade de vida. METODOLOGIA: As atividades propostas no desenvolvimento das ações trabalham com os processos de ludicidade e a integração entre acadêmicos, crianças, orientadores e outros profissionais de serviço de apoio. Ao realizar atividades de educação em saúde de forma prazerosa, de fácil entendimento e assimilação a sua inserção nos hábitos diários será sempre melhor adaptada na realidade de seu convívio familiar, social e cultural. Exemplificando na abordagem sobre o crescimento e desenvolvimento dentro dos índices de normalidade de acordo com a idade cronológica a questão de cientificidade é prioridade, e trocando conhecimentos e informações sobre a forma familiar, social de transmissão dessa temática, propiciando com isso o aprimoramento do acadêmico em educação em saúde com populações especiais. RESULTADOS PARCIAIS: situando esse é um projeto em andamento as avaliações sobre os assuntos são por observações empíricas e coleta de informações com as crianças, orientadores e avaliação dos acadêmicos frente ao interesse e participação efetiva das crianças nas atividades, ressaltando que a ênfase esta sempre no autocuidado, apreensão de novos conceitos e sua aplicação no fazer diário seja na escola ou residência. Prioriza-se sempre a interculturalidade cuidado transcultural e a satisfação dos participantes e acadêmicos do curso de enfermagem da universidade estadual de mato grosso do sul que tem no projeto pedagógico o cuidado com indígenas.                                                                                           

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Publicado

2015-04-16

Como Citar

Moreira, R. da S. (2015). INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA AS CRIANÇAS INDÍGENAS. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/763

Edição

Seção

SAÚDE

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