HORTO EDUCATIVO: PLANTAS MEDICINAIS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Patricia Rochefeler Agostinho Uems - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

As escolas são sem dúvida o melhor agenciador para promover essa educação ambiental com crianças, lembrando que é nessa idade que fixam às atitudes e práticas ambientais. Assim, o projeto tem como objetivo oferecer aos alunos, diferentes experiências relacionando as plantas medicinais com atividades teóricas e práticas por meio da educação ambiental e princípios agroecológicos, para que sejam capazes de aprimorar condutas e hábitos ambientalmente sadios, intercedendo e protegendo o meio ambiente de forma sustentável. O projeto esta sendo desenvolvido na Escola Municipal “Dois de Maio”, Glória de Dourados, MS, integrando a 4ª e 5ª séries do ensino fundamental. Este projeto tem proporcionado aos alunos diferentes experiências, nas diversas áreas do conhecimento, com atividades teóricas e práticas por meio da Educação ambiental, a fim de que sejam capazes de criarem atitudes e hábitos ambientalmente sadios com consciência de proteção e preservação ao meio ambiente. Foram desenvolvidas atividades e práticas de responsabilidade ambientais, estimulando o desenvolvimento de habilidades, iniciativas e valores necessários às soluções de problemas ambientais da própria escola e contribuindo para formação de agentes multiplicadores. Foram realizadas atividades com as quatro turmas da 4ª e 5ª séries abordando temas como: água, resíduo alimentares, energia, biodiversidade e boas práticas ambientais. As atividades da extensão mostraram bons resultados com as crianças quanto à conscientização ambiental, porém a prática deve ser uma educação continuada.

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Agostinho, P. R. (2015). HORTO EDUCATIVO: PLANTAS MEDICINAIS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/761

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)