EMBALAGENS DO TIPO PET: REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM

Autores

  • Danyyel David Lucas Mendes Barbosa UEMS
  • Leila Cristina Konradt-Moraes UEMS

Resumo

Após sintetização do material politereftalato de etileno (PET) em meados de 1973, os diversos setores industriais, principalmente de líquidos, iniciaram a substituição das embalagens de alumínio pelas embalagens tipo PET. O material fornecia melhor qualidade e era totalmente reciclável. Atualmente, tornou-se fato que as embalagens tipo PET já se encontram presentes nos mais diversos tipos de produtos como água, refrigerantes, cosméticos, dentre outros. Porém a maioria deste tipo de embalagem era descartada incorretamente, trazendo graves prejuízos ao meio ambiente. Pensando nesse agravante, tornou-se fundamental a coleta e reciclagem deste material, prática que além de favorecer o meio ambiente, também gera empregos. Partindo de informações como as citadas, o projeto de título “Embalagens do tipo PET: reciclagem e reutilização” objetiva disseminar e integrar assuntos ligados ao meio ambiente, tecnologia, indústria e educação, debatendo, esclarecendo questões, levando conhecimento e educação ambiental aos alunos e professores do ensino médio. Isto será realizado por meio de palestras solicitadas pelas escolas públicas e privadas do município de Dourados. Para divulgação, será utilizada página na internet (http://www.uems.br/lavoisier/) e folder informativo distribuído nas escolas. A palestra está em fase de elaboração, após pesquisa bibliográfica sobre o tema. Este projeto está vinculado à um grupo desenvolvido pelos alunos e professores dos cursos de Química da UEMS denominado Grupo Lavoisier, que frequentemente realiza reuniões para avaliar a necessidade de mudanças e melhorias para se atingir os objetivos propostos. Trata-se de um projeto em andamento, porém até o momento, os objetivos estão sendo satisfatoriamente alcançados.

 

Biografia do Autor

Danyyel David Lucas Mendes Barbosa, UEMS

Discente. Graduando de Química Industrial - Terceiro ano na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Unidade de Dourados. 

Leila Cristina Konradt-Moraes, UEMS

Docente – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Engenheira Química. 

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Lucas Mendes Barbosa, D. D., & Konradt-Moraes, L. C. (2015). EMBALAGENS DO TIPO PET: REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/754

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO