EDUCOMHORTA

Autores

  • Anderson de Souza Gallo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rogério Ferreira da Silva

Resumo

O presente trabalho trata de uma experiência de extensão universitária que consiste na implantação de uma horta orgânica na Escola Municipal Indígena Ramão Martins, situada na Aldeia Jaguapiru, município de Dourados-MS, com o objetivo de oferecer oportunidades aos alunos e membros da comunidade escolar uma alimentação saudável e ambientalmente sustentável, utilizando-se da horta como eixo gerador de uma prática pedagógica mais participativa. Além disso, a horta está sendo utilizada para proporcionar educação ambiental aos educandos, através da utilização de práticas agroecológicas, visando o uso sustentável dos recursos naturais como alternativa de preservação. O trabalho justifica-se tendo em vistas o grande problema apresentado pela população indígena em relação à saúde, com casos de baixo peso e desnutrição que podem ser revertidos com ações visando disseminar um padrão alimentar mais adequado ao desenvolvimento das crianças. O projeto está sendo executado de modo que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo, participando de cada uma delas, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e produção de mudas. As atividades foram divididas em teóricas e práticas; a prática foi desenvolvida através da horta, a teórica através da troca de experiências entre a equipe do projeto, professores e acadêmicos nas reuniões de trabalho realizadas no espaço da escola. Como resultados, houve ganhos na qualidade e variedade da merenda escolar, possibilitando a mudança da realidade, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional. Portanto, o projeto representa uma oportunidade de intervenção visando a melhoria das condições de vida da comunidade. 

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Gallo, A. de S., & Silva, R. F. da. (2015). EDUCOMHORTA. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/752

Edição

Seção

SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)