EDUÇACÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA RECICLAGEM DE GARRAFA PET

Autores

  • Daiany Augusta Martins UEMS, UNIDADE DE AQUIDAUANA-MS
  • Natascha Góes Cintra Borlachenco UEMS, UNIDADE DE AQUIDAUANA-MS
  • Gleice Gomes Rodrigues UEMS, UNIDADE DE AQUIDAUANA-MS
  • Mari Ruthe Ferreira França UEMS, UNIDADE DE AQUIDAUANA-MS
  • Deisy Micaelli Sousa Santos Polini UEMS, UNIDADE DE AQUIDAUANA-MS

Resumo

RESUMO        

Vivemos na época do consumismo e consequentemente, a época do descartável, tempo em que praticamente tudo que produzimos, gera grandes quantidades de resíduos que denominamos de lixo. A prática de reciclagem surge como uma forma de aprendermos a selecionarmos o lixo que produzimos e começarmos a reutilizar esse material de forma transformadora. Por meio da educação ambiental é possível conscientizar e despertar na população hábitos que demonstrem responsabilidades na preservação do meio ambiente. Com intuito de conscientizar alunos, professores e funcionários sobre a importância da adoção da política dos 3 Rs (Reduzir, Reciclar e Reutilizar), realizou-se uma oficina utilizando garrafa pet, bem como a discussão dos problemas gerados devido ao tempo de decomposição e  os benefícios. Nessa perspectiva os alunos construirão um objeto visando demonstrar as inúmeras maneiras de reaproveitá-las. Sabe-se que a educação ambiental é um processo lento, porém é a forma mais duradoura por trabalhar com a conscientização, assim foi possível observar as atitudes e práticas pessoais, além de formar indivíduos multiplicadores das informações do papel da educação ambiental para que todos alcancem a cidadania e a sustentabilidade.

Palavras - chave: Consumismo. Oficina. Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Martins, D. A., Borlachenco, N. G. C., Rodrigues, G. G., França, M. R. F., & Polini, D. M. S. S. (2015). EDUÇACÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA RECICLAGEM DE GARRAFA PET. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/747

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)