CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA FAMILIAR NA CHÁCARA OLIVEIRA NO MUNICÍPIO DE GLÓRIA DE DOURADOS - MS

Autores

  • Cristiane Ferrari Bezerra Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Cleberton Correa Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Emerson Machado de Carvalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

A agricultura familiar, ao longo dos anos, vem sofrendo uma desvalorização socioeconômica diante do cenário do agronegócio. Este trabalho teve como objetivo fazer uma contextualização histórica da agricultura familiar através de uma família de pequenos produtores, tendo como eixos temáticos o resgate e o desenvolvimento socioeconômico. O trabalho foi realizado na chácara Oliveira, situada na comunidade rural da 5ª linha poente, do município de Glória de Dourados-MS. O levantamento de dados foi realizado por meio de questionários semiestruturados com os membros da família Oliveira, residentes na chácara, abordando questões socioeconômicas. A família residia no Estado de Sergipe e morava e trabalhava no campo, cultivando feijão, milho e mantendo pequenas criações de animais. Em virtude do amplo período da seca, seus membros decidiram se mudar para o município de Glória de Dourados e abrir uma sapataria, onde atuaram por quinze anos. Após um processo de recessão econômica, a maioria dos habitantes migrou para outros municípios, levando a família a retomar suas origens rurais, agora no trabalho com a pecuária leiteira, que até os dias atuais é a base da renda familiar. O produto final é comercializado para uma empresa terceirizada (laticínio) do município de Deodápolis-MS e, segundo relatos do agricultor, esta atividade apresenta diversos problemas, como atravessadores e desvalorização do produto e da mão de obra na produção. Com a contextualização, foi possível apontar problemas e necessidades. Com isso, torna-se pungente a busca por estratégias que possam promover o desenvolvimento rural sustentável.

Biografia do Autor

Cristiane Ferrari Bezerra Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Engenheira Agrônoma, Formada em 2009 pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Recursos Naturais, formada em 2011 pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e atualmente é professora convocada do Curso Superior em Tecnologia em Agroecologia, da UEMS, Unidade Universitária de Glória de Dourados.

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Santos, C. F. B., Santos, C. C., & Carvalho, E. M. de. (2015). CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA FAMILIAR NA CHÁCARA OLIVEIRA NO MUNICÍPIO DE GLÓRIA DE DOURADOS - MS. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/740

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE