BIOCOMBUSTÍVEIS E COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Autores

  • Juliana da Cruz Ferreira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Sabemos que a descoberta de combustíveis fósseis para a geração de energia virou a roda da revolução na história da humanidade. Porém, atualmente, a preocupação com o futuro do planeta vem se destacando devido à degradação causada pelo homem e a utilização das fontes de energia fósseis mostra-se como um dos agressores ao meio ambiente devido aos compostos gerados na sua combustão. Os combustíveis fósseis podem ser substituídos por outras fontes de energia, sendo uma delas, os biocombustíveis, derivados de origem vegetal, que são de fontes renováveis e menos nocivos ao ambiente. Porém, uma dúvida prevalece, será que somente há aspectos positivos no consumo dos biocombustíveis? Portanto, este trabalho tem como objetivo levar informações atualizadas, aos alunos de escolas públicas e privadas da cidade de Dourados-MS, mostrando os métodos utilizados para a produção dos biocombustíveis e suas implicações positivas e negativas ao meio ambiente, sociedade e economia. As apresentações serão realizadas na forma de palestras, de acordo com tempo disponibilizado pela escola, e um experimento para obtenção de biodiesel será desenvolvido de forma demonstrativa. A finalidade desta exposição é promover discussões, levantar questionamentos e gerar esclarecimentos tanto aos docentes da instituição de ensino, quanto aos discentes da mesma, sobre quais as vantagens e desvantagens do uso dos biocombustíveis. Inicialmente, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o assunto para elaboração da palestra e confeccionado um folder para a distribuição nas escolas, contendo informações necessárias para solicitação das apresentações. Trata-se de um projeto em andamento, porém os resultados parciais estão sendo obtidos satisfatoriamente. 

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

da Cruz Ferreira, J. (2015). BIOCOMBUSTÍVEIS E COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/729

Edição

Seção

EDUCAÇÃO