Experimentoteca – Instrumentação para o Ensino das Ciências da Natureza

Autores

  • Edemir Feliciano Garcia

Resumo

A educação escolar, como principal mentora dos desafios para a juventude – que ajuda a dar significado à vida e a construir projetos de um futuro digno – necessita urgentemente de novas formas de ensino que motivem o aluno a ir para a escola, não só para cumprir um compromisso social, mas para que se torne participante ativo do desenvolvimento social e cultural de sua comunidade, na qual se sinta importante e útil, que direcione sua energia vital para algo que esteja construindo e vendo os resultados de sua construção. Este projeto de extensão pretende contribuir para uma visão diferenciada das disciplinas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, abordando técnicas e metodologias necessárias para que os alunos do nível fundamental e médio possam ser estimulados a um conceito diferenciado das disciplinas que compõem esta área de ensino. O objetivo deste projeto é de equipar o laboratório existente na Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal (EEHBL) para desenvolver aulas práticas das disciplinas de Química, Física e Biologia do ensino básico, nas quais alunos dos cursos de Agronomia e Matemática estarão desenvolvendo experimentos motivadores nas áreas de Ciências e Tecnologia. O projeto Experimentoteca tem viabilizado o desenvolvimento de aulas práticas na escola pública e está possibilitando o envolvimento dos alunos em atividades pedagógicas motivadoras e inovadoras para a aprendizagem dessas disciplinas. Os professores da EEHBL estão aprendendo a desenvolver atividades em laboratório, de maneira que os alunos participem com maior interesse dos conteúdos ministrados, além de propiciar o desenvolvimento de habilidades para trabalhos colaborativos e cooperativos. As atividades práticas são desenvolvidas com os materiais descartados dos laboratórios de Química e Biologia do Curso de Agronomia da Unidade de Cassilândia, com Kit de Física fornecido à rede de ensino pelo Governo na década de 90 e com alguns materiais alternativos, como materiais de laboratório em polipropileno e de uso comercial. Assim, estamos montando o laboratório e os alunos estão aprendendo de forma mais efetiva e motivadora e os professores se capacitando.

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Publicado

2011-05-24

Como Citar

Garcia, E. F. (2011). Experimentoteca – Instrumentação para o Ensino das Ciências da Natureza. ANAIS DO SEMEX, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/72

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

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