APOIO E ACOMPANHAMENTO NAS ATIVIDADES DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “ A PEDAGOGIA DE PROJETOS E A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL”

Autores

  • Joice dos Santos Soares Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Resumo

Joice dos Santos Soares (Bolsista PIBEX/ UEMS/ CNPq, joicegabysoares@hotmail.com); Maria José de Jesus Alves Cordeiro (Orientadora PIBEX/ UEMS/ CNPq, maju@uems.br).
Área de conhecimento: Educação.

A educação é um processo que envolve todos os seres humanos e produz interações sociais e definidas como um processo que engloba ensinar e aprender, proporcionando assim o desenvolvimento integral do indivíduo. Nesta perspectiva, a Educação Integral é uma proposta do Governo Federal, inicialmente por meio do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, mas depois como política pública, para garantir não apenas a permanência do aluno na instituição pelo tempo mínimo de 7 horas, mas sim para possibilitar ao aluno atividades que reforçam e favorecem a aprendizagem, além de desenvolver as competências inerentes ao desenvolvimento da cidadania. Este projeto objetivou realização de atividades de apoio e acompanhamento na organização e realização dos encontros presenciais de formação continuada nas turmas do curso de extensão: “A Pedagogia de Projetos e a Educação Integral no Ensino Fundamental”, realizado em Dourados para professores da rede pública de vários municípios do estado. O projeto se encontra em andamento, pois iniciou com atraso devido ao financiamento. Assim, realizamos levantamento bibliográfico, definição de todas as ações para oferta e a realização do curso, elaboração de relatório parcial e participação em eventos. Acompanhar o processo trouxe a possibilidade de acesso a estudos e práticas docentes ligadas ao tema. A proposta de uma Educação Integral é uma das grandes alternativas para a melhoria dos patamares de qualidade da educação no Brasil e visa garantir o sucesso escolar para crianças e adolescentes, principalmente aquelas que estão nas escolas públicas da periferia onde não contam com atividades diversificadas na comunidade.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino-aprendizagem. Ensino fundamental.

 

 

 

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Soares, J. dos S. (2015). APOIO E ACOMPANHAMENTO NAS ATIVIDADES DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “ A PEDAGOGIA DE PROJETOS E A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL”. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/715

Edição

Seção

EDUCAÇÃO