AÇÕES DE EXTENSÃO E O PROGRAMA REDE DE SABERES

Autores

  • Paulo Henrique Alves Uems
  • Beatriz dos Santos Landa

Resumo

O Censo 2010 aponta que Mato Grosso do Sul possui população de quase 75 mil indígenas, pertencentes aos grupos étnicos Guarani, Kaiowá, Terena, Kadiweu, Kinikinau, Guató e Ofaié. Uma parcela significativa destes povos tem acessado o ensino superior nas universidades do estado, que conformam em torno de 800 jovens matriculados em cursos de graduação. Entretanto, as pesquisas tem demonstrado que a permanência destes estudantes é o grande desafio vivenciado, pois são muitos os fatores que influem na mesma. Com o objetivo de apoiar os indígenas na trajetória acadêmica, o programa Rede de Saberes foi implementado em quatro universidades- UEMS, UCDB. UFGD, UFMS- desde o ano de 2005, com financiamento da Fundação Ford. Deste, outras ações somaram-se àquelas já executadas, como os projetos “Equidade na pós-graduação: o acesso de populações sub-representadas”, que visa preparar indígenas e negros para ampliarem a possibilidade de entrar em programa de pós-graduação stricto sensu, também financiado pela Fundação Ford e “A questão indígena em MS: a informação com instrumento de visibilização”, aprovado no PROEXT/MEC 2010, cujo objetivo é capacitar 250 professoras/es sobre a temática indígena. Assim, por meio do apoio às ações da Rede de Saberes, e a estes dois projetos específicos, as atividades executadas constam de envio de e-mails aos cursistas, atividades relacionadas à parte administrativa, e a participação efetiva junto ao público externo que está sendo beneficiado, entre eles graduandos indígenas, professores/as da rede de ensino de cinco municípios, e ainda graduados negros e indígenas, que representam segmentos historicamente marginalizados no processo educacional. 

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Publicado

2015-04-16

Como Citar

Alves, P. H., & Landa, B. dos S. (2015). AÇÕES DE EXTENSÃO E O PROGRAMA REDE DE SABERES. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/713

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

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