A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO METODOLOGIA DE APOIO À EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Nelci Helena Marafon Souza UEMS-Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O projeto “A contação de histórias como metodologia de apoio à Educação Integral” teve como objetivo realizar atividades educativas práticas de contação de histórias para alunos do 5º ano do ensino fundamental de modo a despertar o interesse destes sobre fatos sociais, culturais e outros, bem como por histórias antigas contadas por pais e avós como forma de integração dos saberes comunitários. Além disso, foram incentivados a fazer o registro, criar e apresentar atividades de dramatização das histórias lidas e contadas, inclusive por eles, favorecendo a oralidade, uso da memória e do corpo como forma de expressão, além de oferecer oportunidades de florescer nos alunos o prazer e o interesse pela leitura, ampliar suas habilidades e competências, a fim de que se tornem leitores autônomos e criativos. Para a realização desse projeto tomou-se como base os estudos de AGUIAR (1986); ABRAMOVICH (1991), (1997); BAMBERGER (2006); SANDRONI (1998) e MOLL (2009). O projeto com o registro das atividades foi realizado em uma das escolas que pertence ao Programa Mais Educação/MEC, a Escola Municipal Clarice Bastos Rosa em Dourados/MS. Após visita e apresentação do projeto e condições oferecidas, iniciamos as atividades uma vez por semana, tendo como público alvo os alunos do 5º ano do ensino fundamental, seus pais, avós e professores.

Biografia do Autor

Nelci Helena Marafon Souza, UEMS-Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Ciências Humanas-Educação

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Publicado

2015-04-16

Como Citar

Souza, N. H. M. (2015). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO METODOLOGIA DE APOIO À EDUCAÇÃO INTEGRAL. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/702

Edição

Seção

EDUCAÇÃO