FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO DE PRODUTOS CÁRNEOS

Autores

  • Lidianny dos Santos Amorim
  • Caroliny Lopes Gomes
  • Hugo Pereira Flores
  • Maria Carla Elias Queiroz
  • Juliano César Castro Belmonte
  • Dalton Mendes Oliveira

Resumo

A produção de carnes é uma das principais atividades econômicas do Brasil, desta forma, torna-se importante considerar as opções dos consumidores de produtos cárneos avaliando os fatores relevantes que incentivam o consumo. Partindo deste pressuposto destacam-se os diversos fatores que motivam na escolha do produto que irão consumir, como o preço, a cor, o corte, o teor de gordura e a embalagem. Entretanto, após a compra os atributos sensoriais como suculência, maciez e sabor irão determinar se o consumidor voltará a comprar o produto novamente. O presente trabalho teve por objetivo conhecer os principais fatores associados a escolha de produtos cárneos no momento de compra e consumo, além disso, levantar as dúvidas e instruir os consumidores com informações relevantes sobre os produtos adquiridos nos diferentes estabelecimentos existentes no município de Aquidauana-MS. Realizou-se a estruturação de questionário, seguido de treinamento da equipe de entrevistadores com o objetivo de sanar as dúvidas do consumidor ao longo da entrevista. As aplicações do questionário ocorreram em diversos estabelecimentos da cidade (supermercados e açougues). Após a definição dos locais, foi determinado o quantitativo de 383 questionários aplicados e preenchidos de forma correta. Os dados foram tabulados em planilha do Excel de acordo com o cálculo amostral da população utilizando nível de segurança de 95% através dos dados coletados. Ao traçar o perfil dos entrevistados observou-se que a maioria dos entrevistados foram do sexo masculino (56,9%), a faixa etária mais significativa foi de 33 a 39 anos (22,9%). A maior parte possui 2º grau completo (29%), com rendimento salarial de um a três salários mínimos (78,9%). Constatou-se que a preferência dos entrevistados é a carne bovina (80,68%) seguida da carne de aves (17,71%). Adicionalmente, os consumidores levam em consideração a sua preferência (70,50%), seguido de compra por tradição (17,24%). O principal fator levado em consideração no momento de compra é o preço (56,14%), ao invés da cor (28,72%). Quanto à forma de aquisição dos produtos cárneos, foi possível apurar que a maioria dos entrevistados preferem os produtos em cortes (85,12%), em seguida os consumidores buscam por produtos embalados (11,75%). No ato da compra os entrevistados que avaliam o tipo de corte foram de (40,48%) e a validade (36,86%). Já no momento do consumo foram evidenciados como fator mais importante o sabor (62,40%) seguido da maciez (24,28%). As características que levam a comprar novamente o mesmo produto, foram o sabor (69,1%) seguido da maciez (27,42%). A carne bovina é o produto cárneo mais consumido no município de Aquidauana-MS, sendo que o preço e a preferência do consumidor são fatores determinantes na escolha. Tanto no momento da compra como consumo, o sabor e a maciez são os fatores mais importantes.

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Publicado

01/04/2020

Como Citar

Amorim, L. dos S., Gomes, C. L., Flores, H. P., Queiroz, M. C. E., Belmonte, J. C. C., & Oliveira, D. M. (2020). FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO DE PRODUTOS CÁRNEOS. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6884

Edição

Seção

TRABALHO

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