CULTURISMO

Autores

  • Daniel Gutiérrez Franco
  • Giuliana Mendonça de Faria

Resumo

O Turismo de eventos é praticado com múltiplos interesses, inclusive profissional e cultural, por meio de congressos, convenções, simpósios, feiras, encontros culturais, reuniões internacionais, entre outros, sendo uma das atividades econômicas que mais crescem. O objetivo do projeto de extensão foi proporcionar acesso à cultura e arte, para a população interna e externa a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande (UEMS\UUCG), incentivar a integração entre as mesmas, divulgar a IES e o curso de Turismo, fomentar o cenário cultural da cidade em questão, consequentemente, desenvolver a atividade turística local e oferecer a população mais uma opção de lazer e entretenimento. O termo “Culturismo” é a fusão de cultura e turismo. O projeto executado em quatro edições foi realizado pelo acadêmico bolsista de Turismo, por meio do modelo de eventos de cultura e arte. Por intermédio do mesmo, o graduando proporcionou apresentações artísticas e culturais de forma gratuita. O mesmo foi desenvolvido na Praça dos Imigrantes, praça central de Campo Grande que realiza eventos frequentemente, sendo considerado um ponto comercial de artesanato, em parceria com a Feira Vegan e Orgânica, Laboratório de Eventos da UEMS\CG e Secretaria de Cultura e Turismo. Mediante a promoção e realização de eventos culturais, foi possível valorizar os artistas locais, fomentar a execução de atividades desse segmento, além da própria atividade turística, trazendo benefícios lucrativos para os comerciantes locais, conhecimento, lazer e entretenimento para toda a comunidade em geral. Além de oportunizar ao acadêmico a vivência concreta em planejar, organizar, avaliar e promover eventos culturais ou futuros similares, agregando o conhecimento teórico, obtido no curso de Turismo, à pratica. A metodologia utilizada para realizar o projeto foi participativa e integrativa, o graduando organizou as edições por meio de convites a vários artistas, que abrilhantaram o evento de forma voluntária (sem fins lucrativos), oferecendo aos mesmos infraestrutura necessária, como microfones, pedestal, caixa de som, máquina fotográfica e cabos de extensão, obtidas através de parcerias. O marketing das edições foi feita por cartazes, mídias sociais, Feira Vegan e Orgânica também fez a divulgação do evento em sua página no Facebook. Estando em sua segunda edição, o projeto foi novamente bem recebido pelos envolvidos e teve aceitação pelo público, proporcionando entretenimento e lazer para aquele ponto comercial e cultural da cidade, tento como efeito o fortalecimento o elo entre a Cultura e o Turismo, expandindo a consciência da importância do desenvolvimento cultural para o próprio desenvolvimento da atividade turística.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

Franco, D. G., & Faria, G. M. de. (2020). CULTURISMO. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6879

Edição

Seção

TRABALHO