DIVULGAÇÃO DE CINEMATOGRAFIAS EM SAÚDE

Autores

  • Melissa Rodrigues Silva
  • Antonio José Grande

Resumo

Introdução:     Debates sobre a saúde humana, como a saúde física, mental, alimentação, atividades físicas e envelhecimento são relevantes para a sociedade, pois são uma fonte de conhecimentos úteis para o autocuidado e para o crescimento intelectual. Metodologia: O método utilizado para isso no projeto foi a realização de sessões de documentários ou vídeos educativos com posterior discussão do tema, além disso a divulgação das informações dos encontros e do projeto também fez parte do desenvolvimento do trabalho. Ademais, durante a programação de cada atividade os acadêmicos obtiveram um contato com indivíduos envolvidos com a população alvo do encontro e assim, conseguiram informações acerca do tema de maior necessidade e até maior demanda da comunidade para que adequassem isso aos vídeos. Dessa maneira, a própria divulgação direcionada se tornou mais efetiva para a evolução do “Divulgação de cinematografias em Saúde”.  Objetivos: Como objetivo fundamental está a disseminação de conhecimentos sobre saúde e o aprimoramento de estratégias para divulgação e realização dos eventos. Resultados: Em relação aos resultados alcançados, os participantes puderam avaliar o encontro no que se refere à utilidade e qualidade da discussão e obteve-se respostas positivas. Como exemplo, também pode-se perceber que o esclarecimento de dúvidas ao final do debate evidenciava uma população ativa e que adquiria conhecimento o qual era antes despossuído. Além disso, os estudantes envolvidos puderam perceber evolução na transmissão de conhecimentos e maior aderência da população às atividades. Conclusões: A educação em saúde desconstrói o modelo de ato normativo, em que a prescrição e a instrumentalização são práticas dominantes. A objetivação e excesso de racionalidade das ações humanas acaba omitindo as particularidades do ser humano, principalmente no aprendizado. O fato de focar numa transmissão de conhecimentos em forma de debate, proporciona ao público participar ativamente e aos alunos conduzirem a atividade adequando às subjetividades daquela ação e das pessoas, as quais podem aprender melhor e de forma mais adequada à sua individualidade. Dessa forma, ocorre um crescimento social efetivo, tanto no âmbito da sabedoria quanto no cuidado pessoal.     

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Publicado

01/04/2020

Como Citar

Silva, M. R., & Grande, A. J. (2020). DIVULGAÇÃO DE CINEMATOGRAFIAS EM SAÚDE. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6842

Edição

Seção

SAÚDE

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