AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM FOCO EM PRIMEIROS SOCORROS VOLTADA À COMUNIDADE ESCOLAR INDÍGENA
Resumo
Os primeiros socorros relacionam-se a um conjunto de procedimentos simples, feitos por pessoas comuns, com o intuito de manter os sinais vitais da vítima em situação de emergência e de impedir o agravamento do quadro, até a chegada de atendimento médico especializado. Nesse contexto, vale ressaltar que os acidentes são a maior causa de morte entre crianças brasileiras na faixa etária de 0 a 14 anos, e que a escola é o segundo local onde as crianças e os adolescentes passam a maior parte de seu tempo. Sendo assim, é de extrema importância que a comunidade escolar esteja capacitada a agir em circunstâncias que exijam cuidado imediato. O objetivo desse projeto foi discutir acerca das noções básicas em Primeiros Socorros e instruir professores e alunos do ensino médio sobre medidas adequadas do primeiro atendimento, incluindo orientações diante de situações de risco provocadas por hemorragias (interna e externa), desmaios, queimaduras, asfixia, contusão, lesão na coluna, intoxicações exógenas (alimentares, agrotóxicas e medicamentosa), fraturas, entorses, parada respiratória, parada cardíaca, convulsões, picada por animais peçonhentos, luxação, hipoglicemia, ingestão de corpo estranho e afogamento. As ações extensionistas foram realizadas na Escola João Batista Figueiredo, localizada na comunidade indígena Tereré, no município de Sidrolândia/MS. As atividades foram realizadas com discentes do ensino médio e professores presentes, às quartas-feiras. Num primeiro momento, foi aplicado um questionário para mensurar o conhecimento dos participantes da ação acerca da temática. Em seguida, o conteúdo proposto foi ministrado com a utilização de slides, seguido de demonstração prática com equipamentos apropriados. Ao final das ações, o mesmo questionário anteriormente utilizado foi distribuído novamente aos participantes, no intuito de analisar a evolução da aquisição de informações dos mesmos. Verificou-se, analisando os dois questionários - pré e pós instruções - avanço positivo na aquisição de conhecimento acerca das manobras de primeiros socorros, pois o número de acertos das questões foi significativamente maior no questionário pós-instrução. Além disso, os alunos presentes corresponderam positivamente às demonstrações práticas, demonstrando conhecimento suficiente para intervir de modo benéfico em situações de emergência.