EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA AOS ENFERMEIROS DA UPA COM USO DE VÍDEOS EDUCATIVOS

Autores

  • Bruna da Silva Araujo
  • Cássia Barbosa Reis

Resumo

Introdução: Este projeto surgiu da necessidade em dar continuidade as ações desenvolvidas projeto PetGradua SUS (2016/2017), cujo objetivo foi a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), com operacionalização do Processo de Enfermagem, uso da taxonomia CIPE e utilização de check-list desenvolvido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No decorrer do referido projeto foram identificadas facilidades e dificuldades na sistematização da assistência de enfermagem o que demandou a necessidade de desenvolver material para educação permanente dos profissionais de enfermagem na unidade sobre definições desses temas. Objetivo: Realizar atividades educativas e produção de material educativo (vídeo) para os enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sobre os seguintes temas: definição e diferenças de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Processo de Enfermagem, definição de aprazamento e Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE). Metodologia: Na primeira fase do projeto foi realizada o levantamento de dados bibliográficos sobre os temas que compõe o roteiro para a realização dos vídeos. Foram utilizadas as bases de dados Scielo, Google acadêmico e LILACS. Na segunda fase foi construído um roteiro teórico e na terceira fase foi realizado filmagem do vídeo. A ultima etapa consistiu em capacitar os enfermeiros com o vídeo, bem como discutir sobre as dúvidas que surgiram durante as capacitações. Resultado: As dificuldades relacionadas à compreensão desses temas e execução deles pode desestimular o profissional, causar insatisfação e desmotivação da equipe. Por isso esse material (vídeo) foi tão importante, pois facilitou a compreensão a cerca dos temas, estimulou a execução de instrumentos inerentes à profissão de enfermagem, favoreceu a integração e a articulação da assistência contribuindo para a sua qualidade e continuidade, além de reparar algumas fragilidades da graduação, garantindo condições mínimas para que a assistência seja sistematizada. Conclusão: Esse projeto mostrou como o uso de recursos tecnológicos utilizado na educação pemanente, destacando-se o vídeo desenvolvido, pode estimular a participação dos profissionais e facilitar o processo de trabalho dos enfermeiros da UPA, uma vez que é um instrumento acessível e pode ser acessado durante a rotina de trabalho, caso surja dúvidas sobre a temática; bem como servir como instrumento facilitador nas capacitações, visto que foi disponibilizado aos enfermeiros em todos computadores da UPA onde podem visualizar quando necessário e utilizar para futuros treinamentos.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

Araujo, B. da S., & Reis, C. B. (2020). EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA AOS ENFERMEIROS DA UPA COM USO DE VÍDEOS EDUCATIVOS. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6815

Edição

Seção

SAÚDE