HORTA INTERATIVA PARA ALUNOS DE REDE PÚBLICA

Autores

  • Sanara Karoline Cardoso Secco
  • Vinicius Freitas dos Santos
  • Maiele Leandro da Silva

Resumo

Ao longo das décadas vem tido mais enfoque sobre a questão da melhoria na educação brasileira. Em diversos debates acerca da educação, vem sendo inseridas pautas que se referem à merenda escolar. Alguns estudos realizados abordam assuntos referentes à alimentação que é uma excelente forma de induzir os alunos a adquirirem hábitos saudáveis para o longo de suas vidas. Indo além, ter uma horta escolar contribui didaticamente, de forma dinâmica, para diversos estudos curriculares como, por exemplo, biologia e química. Tendo em vista aos assuntos abordados, o objetivo deste trabalho foi levar à horta para dentro do âmbito escolar, dando enfoque à educação alimentar e desenvolvendo o cooperativismo entre alunos das séries primárias. As atividades foram realizadas na Escola Estadual Professora Marly Russo Rodrigues, localizada num bairro carente do município de Aquidauana-MS. Foi realizado o plantio do adubo verde feijão-de-porco nos canteiros, sendo usado posteriormente como adubo orgânico. Cerca de cento e vinte dias depois foram transplantadas mudas de quiabo e cebolinha e semeado sementes de rúcula, para uso posterior na merenda. Com os alunos, foram desenvolvidas práticas de criação de mudas e acompanhamento do desenvolvimento das mesmas. Essas hortaliças foram usadas na merenda da própria escola. Todas essas atividades foram realizadas em grupo, desenvolvendo o espírito de equipe entre as crianças. Foram ministradas pequenas apresentações sobre a necessidade de se ter bons hábitos alimentares e sobre a importância de se trabalhar em equipe. Os funcionários, juntamente com a coordenação e alguns professores, foram envolvidos nas atividades realizadas visando um ponto muito importante que é a continuidade dessa ação após o período de término do projeto de extensão. Com base na interação dos alunos e demonstração de interesse pelos assuntos abordados durante todo o processo, é visto que é possível influenciar crianças a desenvolverem hábitos saudáveis não somente alimentares, como também nas relações sociais cotidianas.

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Publicado

01/04/2020

Como Citar

Secco, S. K. C., Santos, V. F. dos, & Silva, M. L. da. (2020). HORTA INTERATIVA PARA ALUNOS DE REDE PÚBLICA. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6793

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

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