HORTA ESCOLAR PROMOVENDO O APRENDIZADO E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA

Autores

  • Lukas Mitsuyuky Barbosa Todaka
  • Priscila Gusmão Pompiani
  • João Paulo de Lima Fernandes
  • Glaucielle Renata Bastos Sanches
  • Tulio Volpato

Resumo

Com a demanda por alimentos crescente e a necessidade de conservar os recursos naturais para nossos sucessores, faz-se necessário o conhecimento sobre sistemas de produção sustentáveis. A escola tem grande importância sobre as futuras gerações, e pode ser utilizada como um instrumento para incentivar a educação ambiental dos alunos. Desta forma, implementar uma horta escolar como ajuda deste instrumento, é de grande importância, e se aceita pela sociedade será eficiente na conscientização sobre sistemas de produção agroecológicos. O projeto teve como objetivo promover o aprendizado dos alunos e da comunidade envolvida, as quais foram realizadas reuniões com as diretoras e professores da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro (CEJAR), expondo propostas de aulas práticas, implementação da horta escolar, técnicas de produção agroecológica e palestras aos alunos conscientizando sobre sustentabilidade. Na horta os canteiros foram preparados e semeadas hortaliças (alface, rúcula, cebolinha, salsa e pimenta) com a ajuda dos alunos. Durante o ciclo das plantas foram encontrados alguns insetos (afídeos e lagartas), necessitando controle, este elaborados com receitas naturais utilizando alho, pimenta do reino, óleo vegetal, álcool e detergente neutro todos misturados e aplicados nas plantas a cada 15 dias. Ao atingir o ponto de colheita das hortaliças, foram colhidas e utilizadas na merenda escolar, onde notou-se o resultado do esforço realizado pelos alunos, além de melhorar a alimentação. Nota-se a importância de manter este projeto por mais alguns anos, ou abranger a outras escolas, desta maneira um público maior será abrangido. A extensão tem grande importância neste contexto, pois traz vivencia ao acadêmico, e proporciona a divulgação do conhecimento aos envolvidos neste projeto, além de promover mudança no cotidiano da escola. Sendo assim, a escola intermediou o processo de dispersão do conhecimento e das técnicas de produção agroecológica as gerações futuras.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

Todaka, L. M. B., Pompiani, P. G., Fernandes, J. P. de L., Sanches, G. R. B., & Volpato, T. (2020). HORTA ESCOLAR PROMOVENDO O APRENDIZADO E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6777

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

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