CONSCIENTIZAÇÃO ESCOLAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VEGETAÇÃO ARBÓREA NATIVA

Autores

  • Luana dos Santos França
  • Simone Yasuda Fernandes
  • Raul de Lima Soares Andrade
  • Alisson Levino Cavalcante Saraiva
  • Suzani Stefani Silva Amate
  • Márcio Rodrigo Gimenes

Resumo

Um dos principais problemas ambientais no Brasil é o desmatamento, levando a uma grande perda de árvores e de toda a floresta nativa. Isso ocorre devido à ação do homem, sempre objetivando lucro. As florestas frequentemente são substituídas por pastagens para a criação de gado, estradas e monoculturas que degradam o solo. Tais fatores degradativos incluem poluição, queimadas, despejo de resíduos sólidos no solo e nos recursos hídricos. As consequências podem ser inúmeras, como a redução ou perda da diversidade, erosão, desertificação, aumento da temperatura e intensificação do efeito estufa. Um dos biomas que sofre com a degradação é a Mata Atlântica e a cada ano sua flora reduz. A vegetação original de MS tem sofrido intensa degradação, devido à expansão da pecuária e da agricultura. No município de Ivinhema o problema tornou-se mais acentuado com a instalação de uma usina sucroalcooleira, ocasionando a substituição da vegetação por cana-de-açúcar. Para frear esse processo de degradação é essencial atividades que conscientizam a população, especialmente as crianças e adolescentes, realizando práticas no campo, para observar os problemas e desenvolver soluções. O trabalho teve como objetivo conscientizar e incentivar os alunos do ensino médio da E.E. Angelina J. Tebet para que sejam colaboradores na conservação e recuperação do meio ambiente e que possam transmitir o conhecimento adquirido. Foi aplicado um questionário com sete perguntas discursivas a 45 alunos, visando avaliar os conhecimentos prévios sobre o tema. Após isso, uma palestra do conteúdo foi ministrada e os alunos foram levados para conhecer o viveiro da Unidade realizando plantios de mudas nativas em uma área descampada. Foi aplicado um questionário final visando analisar o conhecimento adquirido após as atividades. Inicialmente grande parte das respostas dos alunos foram vagas, erradas ou as questões não foram respondidas. Notou-se no questionário final significativa melhora nas respostas, indicando uma eficiência no método utilizado durante o projeto. Além disso, nas discussões após o final das atividades percebeu-se uma satisfação com as atividades desenvolvidas e a intenção dos alunos de divulgar o conhecimento adquirido. Concluiu-se com este projeto que atividades teórico-práticas extracurriculares podem ser de grande valor para acrescentar conhecimento e complementar o conteúdo curricular escolar em função de despertarem uma motivação adicional nos alunos.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

França, L. dos S., Fernandes, S. Y., Andrade, R. de L. S., Saraiva, A. L. C., Amate, S. S. S., & Gimenes, M. R. (2020). CONSCIENTIZAÇÃO ESCOLAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VEGETAÇÃO ARBÓREA NATIVA. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6776

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>