EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO AOS INTEGRANTES DA PATRULHA MIRIM DE MUNDO NOVO – MS

Autores

  • Jheniffer Batista dos Santos
  • Vanessa Daiana Pedrancini
  • Alessandra Ribeiro de Moraes

Resumo

A sociedade está enfrentado diversos problemas ambientais, os quais afetam a vida de todos os cidadãos e, em especial, a biodiversidade do planeta. Por meio, da educação ambiental (EA) é possível promover a conscientização da sociedade para as questões ambientais e superar estas dificuldades. Além disso, tornam-se necessárias que atividades de EA estejam presentes não só no ambiente escolar, mas também em espaços que transcendem os muros da escola, principalmente entre indivíduos em vulnerabilidade social.Nesse cenário, a Corporação dos Patrulheiros Mirins de Mundo Novo – MS se destaca, pois tem por finalidade atender crianças e adolescentes com idade entre 07 (sete) e 18 (dezoito) anos incompletos, em situação de vulnerabilidade social. Diante desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo “Contribuir para o conhecimento e sensibilização acerca das questões ambientais por meio de oficinas didáticas direcionadas aos integrantes da Patrulha Mirim, de Mundo Novo”. Para tanto, inicialmente foram organizadas três oficinas didáticas, com foco principal no Lixo e na Coleta Seletiva, bem como foram confeccionados um jogo didático de tabuleiro, com perguntas e respostas, um jogo da compostagem e um jogo da memória, acerca do tema. Para atender a diversidade de idade entre os grupos do matutino e vespertino, as atividades organizadas foram diferenciadas para estes dois grupos, apesar do tema ter sido o mesmo. Em seguida, por meio de três encontros de 2h/a, as oficinas didáticas foram aplicadas aos alunos da Corporação de Patrulheiros Mirins de Mundo Novo – MS. A aplicação das oficinas didáticas ocorreu por meio de aulas expositivas dialogadas, discussõespor meio de imagens e histórias em quadrinhos e atividades práticas, e com a utilização de recursos tecnológicos, tais como: vídeos e reportagens sobre o tema, possibilitando a participação ativa dos alunos. Para finalizar as atividades, foram aplicados os três jogos didáticos para os alunos colocarem em prática os conceitos trabalhados no decorrer dos encontros. Por meio desse trabalho, foi possível verificar que as atividades desenvolvidas permitiram que os estudantes refletissem o quanto a coleta seletiva é importante para a humanidade e para a preservação ambiental, além disso, os alunos demonstraram interesse pelo assunto e se mostraram bem participativos, interagindo nas discussões e realizando as atividades propostas. Esses resultados fortalecem a importância da Educação Ambiental, associada a metodologias adequadas, para a conscientização dos indivíduos.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

Santos, J. B. dos, Pedrancini, V. D., & Moraes, A. R. de. (2020). EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO AOS INTEGRANTES DA PATRULHA MIRIM DE MUNDO NOVO – MS. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6750

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)