ORGANIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE HERBÁRIO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E PRESERVAÇÃO EM ESCOLA PÚBLICA DE NÍVEL FUNDAMENTAL

Autores

  • Cínthia Alves de Matos
  • Renata Azambuja Eberhart
  • Ney Cezar Almeida Azambuja
  • Hebert Lizardo Germano da Silva
  • Hugo Pereira Pigari
  • Diego Pierre de Almeida

Resumo

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, apesar do seu tamanho e importância, é um dos biomas mais ameaçados do mundo. As árvores nativas do cerrado têm grande potencial econômico tanto pela qualidade da madeira quanto pelos produtos não madeireiros, como frutos, óleos e sementes. O manejo deste recurso gera para as famílias segurança alimentar, renda e ainda a conservação do cerrado. A conservação dos recursos oferecidos pelo cerrado depende do conhecimento e identificação de suas espécies, que pode ser realizada por consultas em herbários. Este trabalho criou um herbário didático na escola pública Municipal Franklin Cassiano em Aquidauana, MS para o ensino de ciências. Com o objetivo de incentivar os alunos sobre a importância da conservação ambiental, e atendendo a comunidade escolar de forma lúdica, auxiliando professores e alunos a obter novas formas de aprendizagem para a familiarização com plantas existentes no entorno da escola e de suas moradias, no estímulo do estudo da flora, da biodiversidade regional, e sua importância na conservação de áreas naturais e mananciais hídricos no planeta, usando o herbário e a confecção das exsicatas como ferramentas. Foram realizadas oficinas sobre a montagem e manuseio das exsicatas com os professores e alunos do sétimo e oitavo ano, além de terem sido oferecidas duas palestras sobre a importância sociocultural das espécies arbóreas nativas do cerrado e a conscientização do meio ambiente, onde estiveram presentes 35 alunos. O trabalho foi desenvolvido com participação dos estudantes e professores, proporcionando um maior contato e conhecimento da flora local, sendo estes potenciais disseminadores ou praticantes de uma cultura envolvendo desenvolvimento sustentável. Foram identificadas e coletadas amostras de 20 espécies arbóreas da flora local e armazenadas para preparação das exsicatas. As exsicatas foram montadas dentro da unidade escolar com a participação dos alunos dos anos mencionados. Após realizar a confecção de todas as exsicatas, foram ministradas três palestras de manutenção das mesmas, para evitar a degradação do material produzido, com uma duração média de duas horas cada palestra. O herbário didático montado, que consistia nas exsicatas para identificação botânica, foi doado para a unidade, para fazer parte do acervo escolar e ser usado pelos professores como uma ferramenta escolar diferente do habitual.

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Publicado

01/04/2020

Como Citar

Matos, C. A. de, Eberhart, R. A., Azambuja, N. C. A., Silva, H. L. G. da, Pigari, H. P., & Almeida, D. P. de. (2020). ORGANIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE HERBÁRIO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E PRESERVAÇÃO EM ESCOLA PÚBLICA DE NÍVEL FUNDAMENTAL. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6740

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

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