A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE DEODÁPOLIS-MS

Autores

  • Bianca Koike
  • Rosa Maria Farias Asmus

Resumo

A educação ambiental dentro da escola deve sensibilizar o aluno a buscar valores que o guiem a uma convivência harmoniosa com o ambiente, auxiliando-o a analisar criticamente os princípios que têm levado à destruição inconsequente dos recursos naturais, tendo a clareza que a natureza e suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional. O objetivo deste trabalho foi orientar e treinar alunos do ensino médio, das Escolas Estaduais 13 de Maio e Scila Médici, localizadas no município de Deodápolis/MS para a preservação do meio ambiente, através da educação ambiental. Iniciou-se com a coleta de informação e aprofundamento bibliográfico sobre os temas: preservação e conservação ambiental, resíduos sólidos, coleta seletiva, poluição ambiental e sustentabilidade ambiental. Foram elaboradas palestras informativas e interativas, avaliadas primeiramente, por docentes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Dourados. No decorrer das palestras foram esclarecidas várias dúvidas sobre o tema em pauta, sobre efeitos da poluição ambiental e discutidas junto aos alunos formas de minimizar este dano ambiental, sobre técnicas para reutilizar os resíduos sólidos, formas de implantação de coleta seletiva e seus desdobramentos e conceitos envolvidos no binômio sustentabilidade ambiental. Ao fim da apresentação de cada tema, foi aplicado um questionário sobre o conteúdo abordado, somente para os alunos presentes em sala de aula. Os resultados foram satisfatórios. Esta afirmação tem por base o interesse demonstrado pelos alunos a cada nova palestra e o desempenho deles quando foi aplicado o questionário, pois mostraram noções de como evitar a poluição ambiental e da correta destinação dos resíduos sólidos gerados por eles, criticaram seus próprios hábitos e de seus familiares e citaram técnicas de reciclagem e de reutilização de resíduos. Diante disso, o projeto deu apoio à formação dos alunos da rede pública estadual de educação, podendo estes alunos concluírem sua formação básica com conceitos sólidos sobre educação ambiental, além de cada um, ter se preparado para ser um agente transformador em sua comunidade, tendo como efeito a médio prazo, formar uma geração com pensamento sustentável.

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Publicado

01/04/2020

Como Citar

Koike, B., & Asmus, R. M. F. (2020). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE DEODÁPOLIS-MS. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6739

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

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